Notícias
- Home
- Associados
- Educação e lusofonia – Meu destino é um rio do deserto [Colégio Português de São Paulo]
Educação e lusofonia – Meu destino é um rio do deserto [Colégio Português de São Paulo]

«Meu destino é um rio do deserto
A murmurar-me aos pés;
Veia nascida em urna noite amarga,
As bordas são de areia, a onda é larga
E loucas as marés.
Tem as águas azuis, — mas são profundas
Naquele murmurar,
Correm aqui como a falar segredos
Sobre leito de lodo e de rochedos
A um ignoto mar! (…)»
Ofélia, Machado de Assis
Tivesse já sido instituído, no século XIX, o Prêmio Camões teria sido concedido, indubitavelmente – e, em pelo menos uma das suas edições – a Machado de Assis; mas pelo anacronismo da ideia, foi-lhe atribuída maior honra: a de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, a qual fora idealizada e fundada em 1897, juntamente com um grupo de intelectuais da Revista Brasileira.
Joaquim Maria Machado de Assis é um dos nomes incontornáveis da literatura brasileira: escreveu cinco coletâneas de poemas, dez romances, 205 contos e 600 crônicas, dez peças teatrais e inúmeros folhetins, textos jornalísticos e crítica literária; abarcou, de uma só assentada, todos os gêneros literários… e fê-lo de forma sublime.
Nascido num bairro pobre do Rio de Janeiro, aquele a quem ainda se considera o maior escritor negro do país, escreveu sobre a realidade do Brasil, por quase sete décadas; com as suas letras e uma pena aguçada, pintou quadros realistas, profundos e detalhados da vida, da sociedade, dos hábitos, dos usos e costumes de uma sociedade que brotava, sedenta de vida.
Pai do Realismo Brasileiro – a corrente literária que propõe uma descrição objetiva dos fatos sociais, Machado de Assis debruçou-se sobre a condição humana, nos seus mais intrincados conflitos, na crueza dos seus atos e pensares; muitas vezes falou da violência sub-reptícia implícita e psicológica, a qual pouco se via e bem se escondia e da necessidade da mudança. Apresentou as mulheres como seres fortes, autênticas líderes, mesmo quando protagonizam papeis tradicionais da esposa, da dona de casa, da mãe ou mesmo da escrava; mulheres com força de caráter.
Muitas vezes descreveu dores, obrigando o leitor a chorar mesmo sem entender o porquê; em outros momentos, com sagacidade peculiar, fez com que se risse, fez com que o leitor pensasse, levando-o mansamente por questionamentos filosóficos profundos mas de forma tão suave e pleonástica, desapercebidamente, mergulhando na profundidade e voltando à superfície, incólumes.
«(…) Deixa-me, não te curves sobre as flores
Deste leito de azul;
Molhastes os teus vestidos, foge embora!
Não te despenhes, — vem o mar agora
Encapelado ao sul.
Enxuga agora ao sol as tuas roupas
E deixa-me seguir;
Não sei qual a torrente que me espera;
Vai, não prendas a tua primavera,
Onde é fundo o porvir!»
Ofélia, Machado de Assis – excerto final
Fonte: O Imparcial
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Condição Especial da Câmara Portuguesa no Maior Evento Empresarial de Portugal para Negócios Brasileiros – Atlantic Connection 2025 [Atlantic Hub]
Participe do Atlantic Connection 2025 no World Trade Center São…
Tendências Globais em Saúde Mental Corporativa: O Que Podemos Aprender com Outros Países [Mental One]
A saúde mental deixou de ser um tema periférico no…
Estude em Portugal amplia sua rede do Centro de Formação Prepara Portugal, inaugurando sua segunda unidade no Porto: o Mega Campus São Bento [Estude em Portugal]
É com entusiasmo que anunciamos a inauguração da segunda unidade…
Atenção: Mudanças na Lei da Nacionalidade e Residência em Portugal [Start! Be Global]
Se você está em processo de cidadania, visto ou planeja…
Avaliação de Fornecedores: Pilar Estratégico para a Sustentabilidade e Competitividade Empresarial [APCER]
Num mercado cada vez mais atento ao desempenho ético, social…
Novo Empreendimento no Porto: Localização Estratégica com Alto Potencial de Valorização [LCM International Realty]
A poucos metros da emblemática Avenida da Constituição, no coração…
A Tecnologia Evolui, Mas o Toque Humano Continua Essencial [The Life Curators]
O mundo da assistência pessoal segue em transformação, e o…
Start! Be Global: Portugal anuncia possíveis mudanças nas regras para obtenção da nacionalidade e residência: o que pode mudar?
O Governo português apresentou, no dia 23 de junho de…
The Life Curators: A assistência executiva e pessoal em 2025
Assistência pessoal e executiva não é um luxo. É uma…
Conexão Europa Imóveis: Viver na Expo: Modernidade, Conforto e uma Vista Privilegiada
O Parque das Nações, conhecido popularmente como Expo, é uma…
Scotwork: A Profundidade da Conexão em tempos de Incerteza
Não, não se preocupe, não estou falando do seu par.…
Mental One: O papel do RH na construção de uma cultura de cuidado psicológico
A pauta da saúde mental nunca esteve tão em alta…