Notícias

You are here:

Emprego na área de saúde em Portugal: salários por especialidade [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]

Conseguir um emprego na área de saúde em Portugal pode ser uma boa oportunidade para quem deseja mudar de vida, já que o país possui carência de mão-de-obra especializada no setor.

 

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Portugal possui uma média de 3,8 médicos, a cada 1.000 pessoas, valor que não é tão preocupante, segundo a Organização, mas que se torna preocupante quando se leva em conta a distribuição desses profissionais pelo território português.

Assim, o Norte e o Centro do país são as regiões onde os médicos estão mais concentrados, enquanto as outras regiões são mais carentes e precisam ser preenchidas.

Além disso, após os acontecimentos da pandemia e o aumento da população idosa em Portugal, a oferta de emprego na área de saúde em Portugal tem aumentado e, portanto, é uma ótima oportunidade para quem deseja morar e trabalhar no país.

Então, vamos aos detalhes!

 

Como trabalhar em Portugal na área de saúde

Possuindo ou não cidadania europeia, se você se formou na área da saúde no Brasil, você vai ter que passar por alguns processos antes de atuar em Portugal.

 

Mas, de qualquer forma, se você não possui a cidadania europeia, você necessariamente vai precisar de um visto de trabalho que, dentro do setor da saúde, deverá ser o visto que se aplica aos profissionais altamente qualificados.

 

E, para conseguir o visto, é necessário atender outros requisitos, dentre eles, o de validação do diploma da sua formação, que iremos falar em detalhes a seguir.

 

Validação do diploma para emprego na área de saúde em Portugal

Um dos requisitos para você poder atuar em Portugal, como profissional da saúde, é que seu diploma esteja validado, que é um procedimento que funciona como uma equivalência acadêmica, ou seja, seu diploma do Brasil deverá ser comparado com um português.

 

Vale lembrar que, para cada área da saúde, poderá ter um processo específico, e fizemos um artigo específico para falar sobre isso, aqui.

 

De qualquer forma, antes de você ir lá no outro artigo conferir, já observe que se você atuar em uma das áreas a seguir, seu diploma, necessariamente, deverá ser validado, para que você possa atuar em terras lusitanas:

 

-Medicina;

-Enfermagem;

-Biomedicina;

-Odontologia;

-Psicologia;

-Fisioterapia;

-Farmácia;

-Entre outras.

Geralmente, o processo de validação é simples e deve ser feito em uma Universidade Portuguesa.

 

O prazo de validação leva em torno de 90 dias para ser concluído e, de todas as áreas, talvez a área de medicina seja a mais complexa, já que além do processo de validação, o profissional ainda precisa fazer uma prova para testar seus conhecimentos.

 

Bom, mas quando o processo burocrático é concluído, é hora de colocar a mão-na-massa e, por isso, vamos te contar um pouco sobre a média salarial para um emprego na área de saúde em Portugal.

 

Qual a média salarial dos profissionais da saúde em Portugal

Para aqueles que possuem um emprego na área de saúde em Portugal, segundo o site Meu Salário, a média salarial que você irá receber é a seguinte:

 

As médias salariais que falamos aqui irão variar de acordo com diversos fatores, entre eles: tempo de atuação, região de atuação, se você irá atuar no setor público ou privado, se atuará por conta própria, ou se será subordinado (a), enfim, tudo irá depender da sua situação em particular.

 

De qualquer forma, considerando que o salário mínimo português é de 665€, pode-se dizer que a maioria dos empregos existentes na área da saúde, oferecem valores justos, mas que podem chegar a valores bem altos, quanto maior for o nível de especialização e maior for o tempo de carreira.

 

Se você é um profissional da saúde, e está tentando buscar um emprego na área, vamos listar a seguir alguns sites onde você poderá encontrar algumas opções de vagas.

 

-Indeed – o site conhecido na Europa toda, é fácil de navegar e você ainda pode submeter a sua candidatura diretamente por ele.

-Trovit – se você quer focar a sua busca por localidade, ele é fácil de filtrar por cidade.

-LinkedIn – o famoso site de emprego, oferece inúmeras oportunidades e também aceita aplicações diretamente pela plataforma.

-Emprego Saúde – especializado na área da saúde, é muito provável que você consiga encontrar opções aqui.

-CareerJet – bem parecido com o Indeed, o site também é de fácil navegação e com seu perfil cadastrado, você consegue aplicar para as vagas diretamente pelo site.

-Sapo Empregos – o famoso site português é bastante conhecido pelos portugueses e, por isso, é onde você poderá encontrar muitas oportunidades na área.

Conseguir um emprego na área de saúde em Portugal pode não ser tarefa fácil, mas é importante lembrar que o país é bastante carente de profissionais que precisam suprir a demanda da população idosa, que tende a crescer nos próximos anos.

 

Além disso, com o efeito da pandemia, principalmente profissionais, como fisioterapeutas, enfermeiros e fonoaudiólogos, estão cada vez mais requisitados.

 

Então, se você é um profissional da saúde e tem interesse em atuar em Portugal, não deixe de verificar se você reúne as condições para tanto.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa Assessoria

 

Notícias Relacionadas