Notícias
- Home
- Associados
- Executivos avaliam que Reforma Tributária é uma reforma de negócios [Tognetti Advocacia]
Executivos avaliam que Reforma Tributária é uma reforma de negócios [Tognetti Advocacia]
Evento do Tognetti Advocacia discutiu impactos no varejo, indústria e serviços
Para marcar o início das comemorações dos 10 anos do Tognetti Advocacia, o escritório reuniu, num café da manhã, executivos de grandes empresas para debater os impactos, estratégias e oportunidades da Reforma Tributária nos negócios. O encontro contou com líderes do varejo, indústria e serviços, que trouxeram diferentes leituras sobre o cenário.
Na avaliação de Silvania Tognetti, sócia-fundadora do escritório, a reforma ainda deixa lacunas que afetam principalmente o setor de serviços. “Vários temas foram colocados, mas há um aumento de carga absurdo. Nessa junção de bens e serviços, talvez não tenham considerado que nem sempre o serviço tem a mesma alavancagem que os bens. Isso precisa ser ajustado na regulamentação. Hoje, quem paga a conta é o prestador de serviço e, indiretamente, a classe média, grande consumidora desse setor. Enquanto a indústria tende a ser beneficiada, o serviço será bastante prejudicado”, afirmou.
Já Ana Amélia Tormin, diretora jurídica e de compliance do Grupo TIMBRO, trouxe uma visão otimista. “Eu sou uma entusiasta da reforma tributária. O grande ponto é acreditar que teremos um ambiente mais seguro de negócios. A ideia nunca foi diminuir carga, mas simplificar e trazer segurança. No longo prazo, que isso vai acontecer, e ainda nos harmonizaremos com sistemas internacionais. O desafio, claro, é o presente, porque no Brasil convivemos com a complexidade do sistema federativo, que torna qualquer mudança difícil”, destacou.
A percepção de que a reforma vai muito além da tributação foi definida por Ana Carolina Velloni, CFO da Legrand Brasil. “A reforma tributária não é apenas uma reforma tributária, é uma reforma de negócios. Ela mexe com fornecedores, com operações, com a forma como planejamos crescimento e fluxo de caixa. Quanto mais cedo aceitarmos e envolvermos todas as áreas da empresa nesse processo, mais preparados estaremos para 2026”, avaliou.
Na visão do head jurídico e tributário da C&A Modas, Thiago Figo, os impactos na cadeia de fornecimento exigem atenção imediata. “Empresas de diferentes portes vivem realidades distintas. É fundamental olhar para os fornecedores e entender sua capacidade de adaptação. Se eles dependem fortemente de incentivos fiscais e já estão fragilizados, podem não sobreviver ao novo sistema. Nesse caso, a área de compras e negócios terá de apoiar esses parceiros para que a própria companhia não seja comprometida”, explicou.
O evento reforçou que a Reforma Tributária deve ser tratada como um processo de transformação estrutural para os negócios no Brasil, com impactos diretos em preços, planejamento estratégico e sustentabilidade das empresas. “Como especialistas em Direito Tributário, temos como foco ajudar os clientes a passar por essa fase de transição e acredito que o diálogo entre setores será essencial na fase de regulamentação, prevista para os próximos meses”, conclui Silvania Tognetti.
- Publicado em
Notícias relacionadas
Renault Trucks leva à IAA 2026 novas soluções para acelerar a descarbonização do transporte rodoviário [Nors]
A Renault Trucks irá apresentar, de 15 a 20 de setembro de 2026, na IAA…
A Inteligência Artificial precisa de regras. As empresas precisam de pessoas preparadas [The Life Curators]
Nesta semana, Genebra recebe um dos mais importantes encontros mundiais sobre Inteligência Artificial. O AI…
Nors nomeia Pedro Ferreira Monteiro para liderar a operação Volvo Trucks and Buses em Portugal [Nors]
Porto, 2 de julho de 2026 – A Nors anuncia a nomeação de Pedro Ferreira…
The House View [AndBank]
Este House View reúne a visão do time de Investimentos do Andbank Brasil sobre o…
O comportamento que trouxe você até aqui pode não levar você ao próximo nível [Virgínia Haag]
O comportamento que trouxe você até aqui pode não levá-lo ao próximo nível. Essa frase…
O QALB nasce como uma pausa [Teresa Simões Arquitetura]
A Arquiteta Teresa Simões, associada à Câmara Portuguesa, é arquiteta formada há mais de 40…
Expanda seu portfólio de negócios com o Visto D4 e a Prepara Portugal [Estude em Portugal]
A busca por qualificação em Portugal continua crescendo e, com ela, a necessidade de profissionais…
Até quando você vai adiar a sua transformação? [Virgínia Haag]
Você pretende adiar a sua transformação até quando? Essa é uma pergunta que merece uma…
Renault Trucks entra no mercado dos comerciais ligeiros com as novas Master e Trafic [Nors]
A Renault Trucks reforça a sua presença no mercado português com o início da comercialização…
Renovação da Autorização de Residência em Portugal 2026: Guia Completo para Brasileiros [Start! Be Global]
Renovar a Autorização de Residência em Portugal no prazo correto é uma das obrigações mais…
Porque é que as empresas continuam a perder tempo com tarefas que nunca deveriam chegar aos seus líderes? [The Life Curators]
Durante muitos anos, acreditou-se que um bom líder era aquele que conseguia resolver tudo. Hoje…
Bison Bank apoia projeto “Explica-me” da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima [Bison Bank]
O Bison Bank reforçou o seu pilar de responsabilidade social através do apoio ao projeto…











