Notícias

You are here:

Hotel Selina em Foz de Iguaçu-PR [TD Construtora]

As obras em seus canteiros, são locais habitualmente associados à improvisação, ausência de planejamento e a soluções pouco aderentes à digitalização. Mas esse cotidiano está mudando. Gradativamente construtoras e incorporadoras brasileiras começam a descobrir o valor das soluções que há muito tempo são aproveitadas por outras indústrias, como os leitores de QR Code.

Considerado uma evolução do código de barras, o QR Code (do inglês Quick Response Code) foi desenvolvido no Japão, nos anos 1990, em uma empresa do grupo Toyota, para rastrear as peças produzidas pela companhia. Trata-se de um código de barras bidimensional com capacidade de armazenar dados e que é facilmente escaneado por câmeras de smartphones.

Na construção civil, a principal aplicação dessa tecnologia é na gestão da informação de projetos na obra. Os QR Codes viabilizam a geração de etiquetas rastreáveis de partes do projeto, por exemplo, de um pavimento ou de uma disciplina específica (estrutura, alvenaria etc.). Uma vez impressos, os códigos são colados em pontos estratégicos da obra, permitindo que qualquer usuário autorizado possa escaneá-lo de seu smartphone ou tablet. A partir daí, basta visualizar e consultar todos os arquivos referentes àquele pavimento/disciplina através de um aplicativo.

A ideia não é apenas converter o projeto em um código, mas direcionar cada informação gerada para o local onde ela será consumida na obra, contribuindo para a tomada de decisão e trazendo mais dinamismo ao canteiro

A TD Construtora(Grupo Cem Dez), aderiu o processo de digitalização no canteiro em nossa obra de retrofit do SELINA em Foz de Iguaçu-PR, onde a grande diversidade arquitetônica do projeto, foi facilitada com os QR CODE implantados no prédio que além de conter sete pavimentos, conta com uma área comum, térreo e subsolo. 

O HOTEL SELINA, ficará totalmente reformado e será inaugurado ainda este ano. 

Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas