Notícias

You are here:

Negócios na área de Turismo em Portugal: onde investir [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]

Ser eleito como o melhor destino de viagem na Europa, em 2021, já é um sinal de que investir em negócios na área de turismo em Portugal é uma ótima ideia!

Apesar do impacto causado pela pandemia, o setor de turismo em Portugal ainda cumpre importante papel na economia do país, tendo sido responsável por 5,2% do PIB português, em 2020/21, mas já chegou a ter participação de quase 15%, em 2018/19.

Assim, se você estiver pensando em empreender, saiba que com a retomada das viagens, negócios na área de turismo em Portugal ainda são uma boa forma de prosperar no país

Como é o turismo em Portugal?

Se você está pensando em investir no turismo português, antes de tudo, é importante conhecer o perfil dos turistas que frequentam o país.

Bom, segundo uma pesquisa, publicada pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Portugal e OMT – Organização Mundial do Turismo, em 2021, o perfil de turista que visitou o país foi o seguinte:

dos turistas residentes, 34,5% viajaram pelo próprio território português e, apenas 1,6% viajaram para outros países e, 2,9% fizeram viagens, tanto em Portugal, quanto em outros países;

já dos turistas estrangeiros (não residentes), em 2020/21 – lembrando que esta informação possui o impacto da pandemia – foram principalmente, os franceses, os ingleses, os alemães e os espanhóis.  

Além disso, também foi apontado na pesquisa, que grande parte da motivação dos turistas, ao visitar o país, está relacionada com lazer ou férias. 

Sobre os locais mais visitados, Lisboa e Porto ainda estão como os destinos mais conhecidos entre os turistas, mas tudo depende do tipo de turismo que a pessoa está buscando. Então, vamos falar sobre eles.

Quais tipos de turismo existem em Portugal

Antes de fechar uma ideia para ter negócios na área de turismo em Portugal, é importante tentar nichar o estilo de turismo que você vai querer investir.

Atualmente, Portugal oferece alguns tipos de turismos que têm atraído cada vez mais a atenção de quem quer ir além do básico. 

Vamos falar sobre algumas opções a seguir.

-Turismo religioso:

Apesar de ser um país laico, onde todas as religiões são respeitadas, Portugal ainda possui a maioria da sua população católica.

Assim, fazer turismo religioso pelo país é uma boa forma de atrair o público que busca esta conexão espiritual. 

O turismo nessa categoria, pode variar desde trechos pelo caminho de Santiago, que tem um percurso de aproximadamente 240 km em território português, até visitas às milhares de igrejas e, claro, visitar o Santuário de Fátima, um dos maiores centros religiosos do mundo.

-Turismo ecológico:

Cada vez mais o tema da sustentabilidade é trazido como prioritário em todos os setores da economia, incluindo o de turismo. 

Dessa forma, uma excelente ideia para negócios na área de turismo em Portugal, é justamente explorar o chamado Ecoturismo.

Portugal possui natureza vasta e paisagens de tirar o fôlego, que variam desde praias paradisíacas, a montanhas com neve (no inverno). 

Assim, poder fazer turismo na natureza portuguesa, incluindo práticas sustentáveis, desde a alimentação, até a hospedagem e transporte é, com certeza, uma ótima estratégia de negócio e cada vez mais uma tendência que irá atrair, principalmente, os turistas europeus.

Enoturismo:

Aos amantes de vinho, Portugal é um prato cheio!

O turismo pela região do rio Douro, para conhecer a produção do famoso vinho do Porto, bem como por outras plantações de uva espalhadas pelo território português, é uma ótima forma de conciliar o apreço pelo vinho e pela gastronomia portuguesa.

As opções de negócios de turismo para este setor são inúmeras! Desde hospedagens, que oferecem experiências exclusivas nas regiões dos vinhos, até restaurantes e passeios personalizados. 

Turismo de negócios e eventos:

Talvez uma das feiras que mais atrai turistas interessados em negócios para Portugal, seja a Web Summit, a maior conferência da Europa em tecnologias, que ocorre anualmente em Lisboa.

Somente em 2021, ainda com o impacto da pandemia, a feira trouxe 42.751 visitantes, de 128 países, dos quais 50,5% eram do sexo feminino. Para 2022, são esperados mais de 50 mil visitantes.

Não somente tal conferência é importante para tal modalidade de turismo, mas também para quem busca investir em Portugal de forma geral.

Assim, poder atender aos turistas executivos que buscam em território português uma oportunidade de negócio, pode ser uma boa forma de nichar a sua ideia de negócio de turismo em Portugal.

 

Algumas ideias de negócios na área de turismo em Portugal 

Bom, assim que você decidir em qual setor do turismo você vai querer investir, aqui vão algumas ideias sobre onde investir:

 

Passeios personalizados 

Montar passeios personalizados, que podem ou não ter um guia de turismo, é uma tendência que cada vez mais as pessoas estão buscando, para terem conforto e não terem de se preocupar com nada, durante a viagem.

 

Hospedagem ecológica

Poder montar um hotel sustentável pode ser um grande investimento, mas, com certeza, trará um bom retorno financeiro, considerando a tendência mundial de, cada vez mais, fazer escolhas ecológicas.

 

Experiências gastronômicas personalizadas

Aos amantes da culinária portuguesa, escolher bons lugares para comer, durante a viagem, pode ser uma tortura, pois as opções são inúmeras. Assim, uma forma de ajudar tal turista, é fazer experiências personalizadas.

A criatividade aqui é ampla, pois as experiências podem variar desde harmonização com vinhos portugueses, até inclusão de opções veganas/vegetarianas, até mesmo, podendo incluir a experiência de preparo da própria refeição.

 

Resumo

Vale lembrar que o mercado de turismo de Portugal é bastante consolidado e muito antigo. Ou seja, tudo o que você criar ou montar na área de turismo, deve ser feito com muito estudo, para evitar muita concorrência.

Uma dica é tentar inovar e fugir do que todos já fazem e sempre buscar o aperfeiçoamento, principalmente no aprendizado de línguas, principalmente inglês, para você poder ampliar o público que você irá atender.

 

Quais os incentivos para quem quer ter negócios na área de turismo em Portugal

Bom, já falamos aqui, como o governo português atua para incentivar as novas ideias e empreendedores que decidem investir no país. Assim, o setor responsável por boa parte da economia local, não poderia ficar de fora das ações governamentais.

Entretanto, além dos incentivos financeiros e fiscais, o governo português, para incentivar o turismo, criou o programa Estratégia Turismo 2027 (ET2027). 

A iniciativa tem o foco de ampliar as estratégias para desenvolvimento turístico de Portugal, na próxima década, contando a participação ativa de seus agentes econômicos. 

Assim, em diversas cidades do país, você poderá encontrar eventos sobre o programa e pode ser uma ótima forma de você estar sempre em dia com as novas tendências do turismo local e assim decidir em quais negócios na área de turismo em Portugal você vai querer direcionar seus investimentos.

 

 

Fonte: Nacionalidade Portuguesa Assessoria

Notícias Relacionadas