Notícias
- Home
- Associados
- Quais os potenciais impactos da integração homem e Inteligência Artificial em padrões de tomada de decisões? [Virginia Haag]
Quais os potenciais impactos da integração homem e Inteligência Artificial em padrões de tomada de decisões? [Virginia Haag]
No artigo que postei nesta terça feira (09/05), eu comentei que, independentemente do seu estilo preferencial de tomar decisões – mais intuitivo ou mais racional, você correrá o risco de recair em um ou mais vieses cognitivos ou emocionais, aos quais todos os seres humanos estão sujeitos. Além disso, você também está sujeito ao seu próprio padrão enviesado de decidir, definido pelas suas crenças individuais, exceto se estiver consciente deles e colocando a sua inteligência evolutiva em ação.
Num futuro breve, eu espero, você poderá contar com os avanços da inteligência artificial (IA) para superar os vieses gerais, bem como os individuais. Tal aplicação poderá ser um bom exemplo de integração homem e IA no sentido de buscar mais efetividade em decisões e evitar riscos e sofrimentos desnecessários, proporcionando o alcance de um novo paradigma de tomada de decisão mais dinâmico, efetivo, versátil e evolutivo. Vou guiá-lo em um processo rápido de imaginação e reflexão sobre os potenciais benefícios e limitações de uma cooperação bem estruturada.
Já pensou quando você, ciente de um determinado viés que o leva a ciclos pouco virtuosos, puder simular onde você chegará se continuar sendo dirigido por padrões repetitivos e, o que aconteceria com seu negócio ou carreira se você mudasse tal padrão? Certamente, com tais simulações, ficaria muito mais fácil minimizar o impacto do viés natural humano de permanecer na zona de conforto se o resultado indicasse uma chance de 60% de enfrentar um retrocesso em sua jornada, por exemplo.
Você tem dificuldades na gestão de seu tempo? E se a IA o ajudar a selecionar as atividades estratégicas e críticas para o seu futuro? Que tal receber no fim do dia um feedback sobre como você poderia ter sido mais produtivo?
Você discorda de seu chefe em relação a qual estratégia seguir no negócio? Já pensou quando a IA calcular as chances de sucesso da sua alternativa, da dele e de opções híbridas, bem como associar a cada alternativa os possíveis impactos? Certamente, a discussão seria elevada a um novo patamar. Mais dados estariam na mesa e novas simulações com base em novas informações poderiam ser feitas para “afinar as reais alternativas””.
Quer escolher uma nova carreira ou abrir um novo negócio? Já imaginou se a IA puder simular os seus possíveis “EUs” futuros (os seus Avatares possíveis) em cada opção? Mesmo que ela só aponte probabilidades, vantagens e desvantagens, você certamente terá uma base melhor para reconhecer suas emoções e identificar se está satisfeito com o significado que poderá dar à sua vida.
Obviamente, você é mais do que emoção e razão, muito mais que probabilidades bem calculadas, conforme comentei no artigo sobre tomada de decisão. Você é a forma como está dando significado às suas experiências, pensamentos, emoções e ações. E, as decisões críticas da vida sempre envolvem questões muitas vezes incomparáveis – como o sentido que quer dar à sua jornada e valores pessoais. E, sentido e hierarquia de valores não são mensuráveis.
E, neste sentido, a IA não poderá ajudá-lo diretamente, embora talvez possa, ao simular futuros ‘Eus” e a probabilidade de sua ocorrência, fazê-lo entender melhor as suas opções e o quanto a sua segurança íntima seria afetada diante da baixa possibilidade de contar com a sorte em uma determinada alternativa. Mas, as probabilidades são só probabilidades e não dão conta da capacidade fantástica do homem de criar e implementar alternativas frente a desafios até então insuperáveis ou desconhecidos.
No final, mesmo contando com um bom apoio da IA, sempre caberá a você desvendar o significado que lhe dará maior grau de satisfação, realização e felicidade, independentemente se os resultados desejados forem, ou não, alcançados, pois a jornada valeu a pena por ela mesmo. Afinal, como disse Nietzsche: “Se o seu propósito depende do resultado, ele é um propósito servil”
Apesar de minha opinião estar enviesada por uma forma positiva de ver o mundo e a espécie humana, acredito que você terá a oportunidade de vivenciar um futuro privilegiado em termos de evolução cognitiva e emocional em seus padrões de decisão. Enquanto isso, conte com o Harium Express (clicando aqui) para melhorar os seus padrões de decisão. Sem dúvida, é o método mais efetivo para ajudá-lo a desenvolver sua inteligência evolutiva e ir em direção a um novo patamar de liderança.
Virgínia Haag
Especialista em desenvolvimento de soft skills e em mudança comportamental
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Ebury Bank foi a 4ª instituição que mais cresceu no mercado de câmbio brasileiro em 2025 [Ebury Bank]
É com satisfação que compartilhamos que o Ebury Bank foi…
Você vai continuar repetindo as metas do ano passado, sem realizar? [Virgínia Haag]
Já estamos na primeira semana de fevereiro… E talvez você…
Bison Bank reforça liderança na inovação com fusão estratégica, tokenização de ativos e stablecoin portuguesa [Bison Bank]
No início deste ano, o Bison Bank deu início a…
ROI da saúde mental: o novo olhar sobre investimento e impacto [Mental One]
Durante muito tempo, falar sobre saúde mental nas empresas foi…
Outsourcing de assistência e a evolução das estruturas corporativas [The Life Curators]
Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico, a forma…
Influência no trabalho [The Life Curators]
Em um ambiente empresarial cada vez mais dinâmico, colaborativo e…
Novo Empreendimento no Porto: Localização Estratégica com Alto Potencial de Valorização [LCM International Realty]
O LAKE TOWERS é um novo empreendimento residencial em Arca…
Profissionais de alta pressão: quem cuida de quem cuida [Mental One]
Profissionais que atuam em áreas de alta demanda emocional —…
Como estão suas metas para este ano? Já chegamos ao final de janeiro, e você fez algo? [Virgínia Haag]
Janeiro passou voando. E se você piscar, o ano inteiro…
E se 2026 já estiver escapando por entre os dedos? [Virgínia Haag]
Para muitas pessoas, os primeiros meses passam rápido demais. Entre…
Automação e saúde mental: o custo psicológico da transição digital [Mental One]
A transformação digital é, sem dúvida, uma das forças mais…
Por que os melhores líderes simplificam o que todos os outros complicam [The Life Curators]
Em um mundo empresarial cada vez mais ruidoso, veloz e…











