Notícias
- Home
- Associados
- 5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]
5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]

Um armazém organizado tem um papel chave na cadeia de abastecimento, pelo que é primordial manter uma abordagem séria e estruturada para que toda a cadeia de valor operacional funcione eficazmente.
Infelizmente organizar corretamente um armazém é mais complexo do que aparenta, por isso, cada decisão deverá ter em consideração o aumento da produtividade, a otimização do espaço, a redução de custos e proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Com isto em mente, apresentamos 5 dicas básicas com o intuito de ajudar e fomentar a melhoria operacional de um armazém:
1. Implementar um “Smart Layout” e revê-lo periodicamente
Existem milhares de possíveis combinações de espaço e prateleiras num armazém, mas poucas que maximizam o uso do espaço disponível. Práticas simples como armazenar os itens mais usados numa zona frontal e de fácil acesso, armazenar itens que são vendidos juntos perto uns dos outros ou guardar nas mesmas prateleiras itens com tamanhos e formas similares. Isto evita que se percam pequenos itens no meio de caixas consideravelmente maiores e permite um melhor uso do espaço vertical. Para garantir que isso se mantém é aconselhável rever o layout anualmente ou bianualmente, de forma a acompanhar as mudanças de itens que possivelmente irão acontecer.
2. Dar uso ao espaço vertical
Um dos principais obstáculos no dia-a-dia de um operador de armazém é lidar com a falta de espaço. Antes de considerar expandir o armazém horizontalmente deve-se analisar o espaço vertical disponível e verificar se realmente está a ser bem aproveitado. Com prateleiras mais altas e equipamento de recolha e armazenamento adequados é possível otimizar e rentabilizar o seu armazém.
3. Eliminar ações de valor não acrescentado
A abordagem Lean consiste na busca incessável pela eliminação de todo e qualquer desperdício, para isso é aconselhável examinar todos os processos regularmente e garantir que “passos” desnecessários não estão a ser efetuados. Por exemplo, garantir que os itens mais “populares” não alteraram ou analisar se a recolha de dados está a ser feita corretamente.
4. Manter o armazém limpo
Parece ser um ponto óbvio, mas por isso mesmo se peca muito nesta questão. Disponibilizar 1 ou 2 horas todos os meses para limpar o armazém poderá levar a um aumento substancial na eficiência, os colaboradores facilmente identificam o que está em falta, em excesso ou mal armazenado e poderá proporcionar uma movimentação mais rápida. Não menos importante é o impacto visual que tem, um armazém sujo e desorganizado indica aos visitantes externos que existe uma falta de eficiência óbvia, potencial lucro perdido ou que o staff está simplesmente sobrecarregado.
5. Formar funcionários com regularidade
Uma equipa bem treinada requer tempo e repetição. Um erro comum nas empresas é dar uma formação inicial aos colaboradores e não repetir com regularidade as mesmas ou até novas formações. Só é retida uma pequena percentagem do que é ensinado e o novo conhecimento é construído através do que já foi adquirido anteriormente, portanto quanto mais expostos a informação os colaboradores estiverem mais informação fica retida. Assim, manter o armazém organizado passa a ser algo cultural e não como uma obrigação paralela às responsabilidades de cada um.
Eficiência é uma combinação de boas práticas, vigilância e senso comum. Mantendo-se informado sobre as novidades de equipamentos, técnicas e assegurando a revisão periódica dos procedimentos, facilmente se garante a melhoria contínua e o sucesso de um armazém.
A Leanked apresenta um serviço de consultoria dedicado à organização e otimização de armazéns e de processos logísticos.
Gabriel Cardoso
Consultor Leanked
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Teltex: Teltex no Porto do Pecém: detecção de incêndio em larga escala e infraestrutura crítica sob controle
O Complexo Portuário do Pecém, no Ceará, representa um marco…
LCM International Realty: Rua dos Limites: Elegância e conforto com vista mar
Apresentamos o Rua dos Limites, um projeto residencial único, localizado…
Portuguesa SAF: Lusa bate recorde no Instagram e chega a 10 milhões de visualizações
10 milhões. Esse é o total de visualizações que a…
Mental One: Tecnologia emocional: Ferramentas digitais de monitoramento e intervenção em saúde mental
A saúde mental no trabalho deixou de ser um tema…
The Life Curators: Como a The Life Curators eleva a jornada do cliente
Num mundo cada vez mais saturado de opções, o verdadeiro…
Scotwork: A arte de negociar resgates de reféns
Quando contei aos meus amigos que estava trabalhando com cursos…
Portuguesa SAF: Lusa supera 11 mil sócios-torcedores, vê base crescer e estuda repetir promoção no futuro
A Portuguesa já começa a colher os frutos da promoção…
The Life Curators: Retorno de Alta Performance
Agosto, no Brasil, pode não ser o mês tradicional das…
Mental One: Gestão de Crises Emocionais no Ambiente Corporativo: Protocolos e Preparação
O bem-estar emocional dos colaboradores vem ganhando protagonismo nas estratégias…
Virgínia Haag: Você está vivendo sua carreira ou apenas reagindo a ela?
Essa semana, Virgínia Haag trouxe uma reflexão essencial para quem…
Teltex: Com soluções integradas de videomonitoramento, controle de acesso e sensores inteligentes, os portos de Salvador, avançam para um novo
A gestão moderna de terminais portuários exige mais do que…
Teltex: CODEBA & Teltex videomonitoramento inteligente e arquitetura integrada de segurança portuária
Os portos brasileiros estão em constante transformação, acompanhando a crescente…