Notícias
- Home
- Associados
- 5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]
5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]
Um armazém organizado tem um papel chave na cadeia de abastecimento, pelo que é primordial manter uma abordagem séria e estruturada para que toda a cadeia de valor operacional funcione eficazmente.
Infelizmente organizar corretamente um armazém é mais complexo do que aparenta, por isso, cada decisão deverá ter em consideração o aumento da produtividade, a otimização do espaço, a redução de custos e proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Com isto em mente, apresentamos 5 dicas básicas com o intuito de ajudar e fomentar a melhoria operacional de um armazém:
1. Implementar um “Smart Layout” e revê-lo periodicamente
Existem milhares de possíveis combinações de espaço e prateleiras num armazém, mas poucas que maximizam o uso do espaço disponível. Práticas simples como armazenar os itens mais usados numa zona frontal e de fácil acesso, armazenar itens que são vendidos juntos perto uns dos outros ou guardar nas mesmas prateleiras itens com tamanhos e formas similares. Isto evita que se percam pequenos itens no meio de caixas consideravelmente maiores e permite um melhor uso do espaço vertical. Para garantir que isso se mantém é aconselhável rever o layout anualmente ou bianualmente, de forma a acompanhar as mudanças de itens que possivelmente irão acontecer.
2. Dar uso ao espaço vertical
Um dos principais obstáculos no dia-a-dia de um operador de armazém é lidar com a falta de espaço. Antes de considerar expandir o armazém horizontalmente deve-se analisar o espaço vertical disponível e verificar se realmente está a ser bem aproveitado. Com prateleiras mais altas e equipamento de recolha e armazenamento adequados é possível otimizar e rentabilizar o seu armazém.
3. Eliminar ações de valor não acrescentado
A abordagem Lean consiste na busca incessável pela eliminação de todo e qualquer desperdício, para isso é aconselhável examinar todos os processos regularmente e garantir que “passos” desnecessários não estão a ser efetuados. Por exemplo, garantir que os itens mais “populares” não alteraram ou analisar se a recolha de dados está a ser feita corretamente.
4. Manter o armazém limpo
Parece ser um ponto óbvio, mas por isso mesmo se peca muito nesta questão. Disponibilizar 1 ou 2 horas todos os meses para limpar o armazém poderá levar a um aumento substancial na eficiência, os colaboradores facilmente identificam o que está em falta, em excesso ou mal armazenado e poderá proporcionar uma movimentação mais rápida. Não menos importante é o impacto visual que tem, um armazém sujo e desorganizado indica aos visitantes externos que existe uma falta de eficiência óbvia, potencial lucro perdido ou que o staff está simplesmente sobrecarregado.
5. Formar funcionários com regularidade
Uma equipa bem treinada requer tempo e repetição. Um erro comum nas empresas é dar uma formação inicial aos colaboradores e não repetir com regularidade as mesmas ou até novas formações. Só é retida uma pequena percentagem do que é ensinado e o novo conhecimento é construído através do que já foi adquirido anteriormente, portanto quanto mais expostos a informação os colaboradores estiverem mais informação fica retida. Assim, manter o armazém organizado passa a ser algo cultural e não como uma obrigação paralela às responsabilidades de cada um.
Eficiência é uma combinação de boas práticas, vigilância e senso comum. Mantendo-se informado sobre as novidades de equipamentos, técnicas e assegurando a revisão periódica dos procedimentos, facilmente se garante a melhoria contínua e o sucesso de um armazém.
A Leanked apresenta um serviço de consultoria dedicado à organização e otimização de armazéns e de processos logísticos.
Gabriel Cardoso
Consultor Leanked
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Concierge Residencial: O Novo Padrão de Serviços em Condomínios de Alto Padrão [The Life Curators]
Inspirado nos serviços oferecidos em hotéis de alto padrão, o…
Radares inteligentes: tecnologia invisível para segurança de perímetros complexos [Teltex]
A evolução das ameaças à segurança patrimonial e operacional em…
Convite: Jantar Solidário IPND [Teresa Simões Arquitetura e Interiores]
A Arquiteta Teresa Simões convida todos para o Jantar Solidário…
Futebol e networking: Taça Lusa é sucesso no Canindé [Portuguesa SAF]
A Portuguesa SAF e a AICEP (Agência para o Investimento…
Cidadania ou visto: qual o melhor caminho para viver legalmente na Europa? [Start! Be Global]
Descubra se o melhor caminho para morar legalmente na Europa…
Convite: Evento Portugal Investment by Global Citizens 2025 [Bison Bank]
Num cenário global em constante redefinição, como pode Portugal, destacar-se…
Como treinar líderes para conversas difíceis com empatia e eficácia [Mental One]
Todo gestor, em algum momento da carreira, precisa conduzir conversas…
O verdadeiro valor está em cuidar do tempo das famílias [The Life Curators]
Num cenário onde a complexidade da vida moderna cresce a…
Portuguesa SAF e AICEP promovem evento no Canindé [Portugal SAF]
A Portuguesa SAF e a AICEP (Agência para o Investimento…
Caos no Aeroporto de Lisboa: o que muda com o novo sistema europeu de fronteiras e como se preparar [Start! Be Global]
Filas de até quatro horas marcaram o primeiro dia do…
O estilo de vida no Príncipe Real [Conexão Europa Imóveis]
O Príncipe Real é conhecido pela sua atmosfera sofisticada e…
Modelos híbridos e saúde mental: como desenhar políticas que aumentem produtividade [Mental One]
Nos últimos anos, os modelos híbridos de trabalho — que…











