Notícias
- Home
- Associados
- Antecipar Barreiras à Inovação Corporativa [HM Consultores]
Antecipar Barreiras à Inovação Corporativa [HM Consultores]

Criar um ambiente propício à inovação é um aspeto crítico para a competitividade do tecido empresarial português. Para quebrar paradigmas e aliar cada vez mais as empresas a processos inovadores, importa antecipar as barreiras à inovação corporativa.
Estes são alguns dos mais importantes insights que podemos obter da experiência dos mais bem-sucedidos líderes em inovação:
• As empresas são demasiado obcecadas com concorrentes e ignoram segmentos com potencial
Muito tempo desperdiçado a analisar e catalogar os produtos da concorrência retira tempo à discussão sobre como é que resolvem problemas semelhantes noutras indústrias? Quanto mais diversas analogias utilizamos, melhor resolvemos problemas complexos e desestruturados.
• As empresas são terríveis a partilhar as suas ideias
Os executivos corporativos são muito protetores das suas ideias e odeiam partilhá-las com as restantes áreas. É o oposto de um empreendedor, que trabalha ao divulgar todas as ideias ao maior número de pessoas possível, obtendo feedback e ângulos que não foram contemplados ou becos sem saída já explorados por outros.
• A inovação não deve estar em conflito com o retorno
Na prática, não é mais do que uma desculpa para algumas empresas não investirem. A inovação corporativa deve estar profundamente ligada ao negócio e deve ter um impacto positivo nos resultados, em maior ou menor medida, dependendo do horizonte em que está a trabalhar, mas é uma obrigação.
• Os inovadores corporativos muitas vezes apaixonam-se pela solução e não pelo problema
Há muitas vezes um apego às ideias iniciais que é muito difícil de quebrar. As melhores soluções vêm organicamente de dar a volta e contornar o problema. Além disso, as empresas têm outro problema — adoram extremos. Ou ficam aquém, ou vão longe demais. Trabalha-se em propostas muito próximas do dia-a-dia que terão pouco impacto no longo prazo da empresa ou focam-se no horizonte (ainda não inventado…) com propostas de valor tão aéreas que é difícil executá-las.
• A inovação não é aleatória nem caótica
A inovação tem má reputação dentro de algumas organizações. É visto como o resultado de um processo caótico e aleatório que requer muito esforço para os resultados que produz. Na realidade o verdadeiro processo de inovação pouco tem que ver com o caos e assemelha-se mais ao método científico de experimentação.
• As equipas de inovação estão demasiado desligadas do negócio
As equipas de inovação posicionam-se frequentemente – metaforicamente e fisicamente – longe do resto do negócio. Esta desconexão, aliada à síndrome do lone-ranger, significa muitas vezes que ninguém patrocina os resultados da equipa e que não lhes é dada muita credibilidade.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Teltex: Teltex no Porto do Pecém: detecção de incêndio em larga escala e infraestrutura crítica sob controle
O Complexo Portuário do Pecém, no Ceará, representa um marco…
LCM International Realty: Rua dos Limites: Elegância e conforto com vista mar
Apresentamos o Rua dos Limites, um projeto residencial único, localizado…
Portuguesa SAF: Lusa bate recorde no Instagram e chega a 10 milhões de visualizações
10 milhões. Esse é o total de visualizações que a…
Mental One: Tecnologia emocional: Ferramentas digitais de monitoramento e intervenção em saúde mental
A saúde mental no trabalho deixou de ser um tema…
The Life Curators: Como a The Life Curators eleva a jornada do cliente
Num mundo cada vez mais saturado de opções, o verdadeiro…
Scotwork: A arte de negociar resgates de reféns
Quando contei aos meus amigos que estava trabalhando com cursos…
Portuguesa SAF: Lusa supera 11 mil sócios-torcedores, vê base crescer e estuda repetir promoção no futuro
A Portuguesa já começa a colher os frutos da promoção…
The Life Curators: Retorno de Alta Performance
Agosto, no Brasil, pode não ser o mês tradicional das…
Mental One: Gestão de Crises Emocionais no Ambiente Corporativo: Protocolos e Preparação
O bem-estar emocional dos colaboradores vem ganhando protagonismo nas estratégias…
Virgínia Haag: Você está vivendo sua carreira ou apenas reagindo a ela?
Essa semana, Virgínia Haag trouxe uma reflexão essencial para quem…
Teltex: Com soluções integradas de videomonitoramento, controle de acesso e sensores inteligentes, os portos de Salvador, avançam para um novo
A gestão moderna de terminais portuários exige mais do que…
Teltex: CODEBA & Teltex videomonitoramento inteligente e arquitetura integrada de segurança portuária
Os portos brasileiros estão em constante transformação, acompanhando a crescente…