A implementação de sistemas inteligentes de videomonitoramento em portos [Teltex Tecnologia]

Resumo:

A Teltex Tecnologia, recentemente vinculada à Câmara Portuguesa, destaca-se como um dos três principais integradores de tecnologias de segurança no Brasil, conforme o Ranking Top 200 TI da revista Informática Hoje, com dados auditados pela Fundação Getúlio Vargas. Com uma linha de produção própria e uma equipe especializada em pesquisa e desenvolvimento, a empresa está na vanguarda tanto da segurança física quanto da digital. Neste artigo, a Teltex Tecnologia compartilha com nossos associados uma visão abrangente das inovações no mercado de segurança

Artigo:

A tecnologia de vigilância por vídeo de última geração está elevando o padrão de segurança e gestão em portos para um novo nível. Com softwares de inteligência de vídeo que identificam, classificam e indexam objetos em imagens, estamos transformando simples imagens em dados poderosos e pesquisáveis. Agora, os operadores podem buscar por contêineres usando dados e características específicas – ou até mesmo encontrar pessoas e objetos com base em detalhes como roupas, cores de veículos, placas, aparências, perfis (homem, mulher, criança) e tamanhos.

Essas funcionalidades revolucionárias de videomonitoramento estão trazendo novas capacidades para a segurança e gestão das operações portuárias, incluindo:

Alertas em tempo real configuráveis para situações de segurança ou eventos operacionais;

Identificação de padrões de tráfego através de movimentos detectados, incluindo dados como tempo de permanência e comparações históricas;

Criação de mapas de calor do porto para compreender padrões de movimento e otimizar operações, assim como planejar futuras expansões e construções.

Ao buscarmos maior eficiência nas operações e segurança, é crucial trabalhar com informações detalhadas e quantificáveis, desde incidentes de segurança até características específicas das operações e do tráfego dentro do porto, como pedestres, cargas, equipamentos e veículos.

A combinação da infraestrutura de videomonitoramento com ferramentas de análise de vídeo e Inteligência Artificial (IA) transforma dados de segurança em insights valiosos para o planejamento e gestão do negócio. Essas informações são fundamentais para operações bem-sucedidas, sendo impossível obtê-las apenas com observação humana ou coleta manual de dados.

Além de monitorar incidentes de segurança, essa tecnologia permite que gestores examinem características e condições do tráfego atual, possibilitando até mesmo a previsão de comportamentos futuros. Isso torna o planejamento de novos terminais e portos, assim como serviços adicionais ou expansões, muito mais fácil e eficiente, incluindo atualizações de instalações e serviços conforme necessários.