Notícias
- Home
- Associados
- Advogado Ofensor: Como Identificar e Agir Contra a Litigância Predatória [Reis Advogados]
Advogado Ofensor: Como Identificar e Agir Contra a Litigância Predatória [Reis Advogados]

O Estatuto da OAB (Lei nº 8.906/1994) estabelece as regras para o exercício da profissão de advogado no Brasil. Dentre seus 87 artigos, define os seguintes requisitos: ser bacharel em direito; estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (art. 3º); efetuar a inscrição no Conselho Seccional do estado em que pretende trabalhar (art. 10); se exercer com habitualidade a profissão em outros estados (mais de cinco vezes no ano), solicitar inscrição suplementar (art. 10, §2º); fazer prova do mandato (procuração) para postular em juízo ou fora dele (art. 5º); desaconselhar ações temerárias (art. 2o, VII); e não angariar ou captar causas, com ou sem intervenção de terceiros (art. 34, IV), que se constitui em exercício irregular da profissão, passível de sanções disciplinares.
Igualmente condenável é a litigância predatória, que consiste na distribuição de ações em massa, por meio de petições fabricadas/padronizadas, artificiais e abarrotadas de teses genéricas, em patrocínio de pessoas vulneráveis, com o propósito de enriquecimento ilícito/sem causa.
O modo de agir desses advogados, denominados ofensores, consiste na captação de seus clientes de forma indevida. Normalmente, são pessoas vulneráveis, em geral idosas ou com pouca instrução, que assinam procurações sem o necessário discernimento ou sequer tendo conhecimento das respectivas ações, que têm como alvo principal as instituições financeiras.
Exemplo: um aposentado, analfabeto, contraiu empréstimos consignados em instituições financeiras. O advogado o convence a assinar uma procuração para que possa distribuir uma ação de revisão de juros abusivos aplicados em um de seus empréstimos. Todavia, esse advogado distribui uma ação contra as instituições financeiras, alegando fraude na contratação, requerendo um valor alto de indenização, visando enriquecimento ilícito/sem causa.
Em alguns casos, há verdadeira atitude criminosa na captação de clientes, por meio de obtenção ilícita de “listas de dados pessoais”, onde o titular do direito, sequer tem ciência da existência de uma demanda processual que figura como autor.
Assim, é pouco dizer que a atitude do advogado ofensor vai de encontro ao dever de cooperação e boa-fé, devido e esperado das partes, ou seja, todos os participantes do processo (art. 5.º e 6.º, do CPC).
Segundo pesquisa da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, no total das ações cíveis distribuídas, verifica-se um aumento exponencial no número de ingressos de ações judiciais contra instituições financeiras: 56% dos processos cadastrados guardam relação com empréstimos consignados. Esse levantamento teve por objetivo mostrar ao juiz uma “diretriz de atuação preventiva, quando este identificar indícios concretos de ação predatória genérica, abusiva e de má-fé” , a fim de inibir o ingresso de ações fabricadas, permitindo a otimização do judiciário.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também se manifestou a respeito dos advogados ofensores, classificando sua conduta como “ABUSO” ou “ASSÉDIO PROCESSUAL” e concluiu: “É por isso que é preciso repensar o processo à luz dos mais basilares cânones do próprio direito, não para frustrar o regular exercício dos direitos fundamentais pelo litigante sério e probo, mas para refrear aqueles que abusam dos direitos fundamentais por mero capricho, por espírito emulativo, por dolo ou que, em ações ou incidentes temerários, veiculem pretensões ou defesas frívolas, aptas a tornar o processo um simulacro de processo”.
Portanto, é sempre bom estar atento às atitudes típicas dos advogados ofensores, como por exemplo: procuração com anos de diferença em relação à data de distribuição da ação, comprovante de residência em nome de terceiro desconhecido ou antigo, petições genéricas ou excessivamente padronizadas, divisão de assuntos conexos em vários processos, diversas ações distribuídas com o mesmo assunto e contra instituição financeira, inscrição irregular na OAB etc.
Verificando indícios de litigância predatória, provocar uma diligente investigação com relação a conduta profissional deste patrono, questionando, sempre que possível, se o autor tem conhecimento da ação, se procurou o advogado e como foi a abordagem do advogado, entre outros pontos, pois todo cuidado é pouco quando há indícios concretos de atuação de advogados ofensores na justiça.
Posto isso, o magistrado tem o poder/dever de reprimir o abuso do direito e os atos contrários à dignidade da justiça e à boa-fé, permitindo que a justiça foque litígios reais, não temerários, de modo a privilegiar os advogados e a população que de fato necessitam dos serviços jurídicos.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
LCM International Realty: Conheça o Condomínio Fechado Malaposta: Habitação Moderna em Braga
O condomínio fechado Malaposta surge como uma nova referência em…
Mental One: Comunicação empática: ferramental-chave para ambientes corporativos saudáveis
Em um cenário corporativo cada vez mais voltado para relações…
Virgínia Haag: Se Comunicar com Clareza Não te Torna uma Pessoa Difícil — Te Torna uma Pessoa de Impacto!
Você já percebeu que, muitas vezes, ser uma pessoa objetiva,…
The Life Curators: Dia de Portugal e a Vitória na UEFA: Um Orgulho Nacional com Futuro Promissor
No dia 10 de junho celebramos o Dia de Portugal,…
Conexão Europa Imóveis: Como Investir no Turismo em Lisboa
O setor de turismo em Lisboa vive um dos seus…
Mental One: Performance Sustentável: Como Equilibrar Alta Performance com Bem-Estar Emocional
Em um mundo corporativo cada vez mais acelerado e exigente,…
Soul Home Portugal: Justiça portuguesa reconhece urgência em processo de nacionalidade para requerente de 86 anos
Os tribunais portugueses confirmaram mais uma decisão que reconhece a…
Lifetime Investimentos: Wealth Planning: Tendências Globais em Gestão de Patrimônio
Investir bem vai além de buscar performance. É construir um…
Conexão Europa Imóveis: Viver em Santos: charme lisboeta com conforto moderno
Santos, um dos bairros mais charmosos e históricos de Lisboa,…
The Life Curators: A força da diversidade global: como a contratação remota transforma a cultura da the life curators
No mundo contemporâneo dos negócios, onde a flexibilidade e a…
Start! Be Global: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2025
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas…
Ebury Bank: O dólar está perdendo sua supremacia?
A dominância do dólar no cenário financeiro global está passando…