Notícias
- Home
- Associados
- BP amplia em 22,8% o número de transplantes de medula óssea e se consolida como o maior centro transplantador privado do país [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
BP amplia em 22,8% o número de transplantes de medula óssea e se consolida como o maior centro transplantador privado do país [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
São Paulo, 21 de março de 2023 – A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, foi o maior transplantador de medula óssea (TMO) no setor privado do país no último ano, com 183 transplantes, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), um salto de 22,8% em relação a 2021. A instituição é top 3 no ranking nacional, ficando atrás somente das instituições que primariamente realizam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o médico Phillip Scheinberg, líder da Hematologia do Centro de Oncologia e Hematologia da BP, a consolidação da instituição como grande centro transplantador de medula óssea é resultado do trabalho desenvolvido nos últimos anos, quando foram duplicados o número de leitos dedicados à TMO e Hematologia na BP, somado à excelência do corpo clínico e investimentos em pesquisas. Com isso, até mesmo na pediatria, os transplantes saltaram de 13 em 2021 para 24 em 2022, na contramão do balanço nacional. De acordo com o RBT, em 2022 o transplante de medula óssea contemplou 553 crianças em todo o país, 11% a menos que em 2021.
E há mais motivos para comemorar. “Estamos prontos para a realização de CAR-T sendo uma das poucas instituições certificadas com produtos CAR-T aprovados no Brasil”, diz Phillip. A nova terapia gênica utiliza células T geneticamente modificadas para combater o câncer hematológico em pacientes que já falharam em várias linhas de tratamento. A BP é um dos locais referendados no Brasil para fazer o procedimento, ampliando a atuação do hub de saúde em terapia celular.
“Para qualquer procedimento de altíssima complexidade, como o CAR-T, é imprescindível o tratamento com uma equipe multidisciplinar: hematologistas, banco de sangue, neurologistas, intensivistas, infectologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde que vão ajudar no manejo e recuperação desse paciente, além do acompanhamento psicológico concomitante. É importante, também, ter um trabalho muito próximo à farmácia para manuseio das drogas que combatem as reações do CAR-T”, explica o médico.
Os estudos das terapias CAR-T indicam que em pacientes com linfomas refratários a múltiplas linhas de tratamento as curvas de sobrevida têm se mantido em torno de 40%. Já para a leucemia linfoide aguda (LLA), os números são ainda melhores, em torno de 50% a 60% de sobrevida.
A BP também disponibiliza o projeto Mais TMO, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, desde 2021. A iniciativa, que abrange 33 hospitais públicos de várias regiões do país, inclui visitas técnicas de profissionais da BP a esses centros e vice-versa. Os profissionais das instituições visitadas fazem uma imersão no Centro de Oncologia e Hematologia da BP por uma semana, aprimorando sua capacitação, já que o projeto também inclui educação à distância com cursos online. “Compreendemos que a transformação só vem por meio do conhecimento. Essa troca de experiências oferecida pelo projeto tem sido muito rica e ficamos felizes que essa parceria se tornou uma realidade, algo que almejávamos desde o início do projeto de TMO”, conta o médico.
A BP realizará pelo menos 40 transplantes de medula óssea de pacientes do SUS dentro de seu centro transplantador, além da capacitação de 650 profissionais das equipes multiprofissionais do setor público que atuam na área de TMO.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Empresa familiar não precisa ser empresa gerida pela família [The Life Curators]
Durante décadas, uma das grandes perguntas das empresas familiares foi…
Nors apresenta AKSEL, a nova identidade do seu negócio de Aftermarket [Nors]
Uma nova identidade para um negócio cada vez mais multimarca…
Oportunidades e desafios para empresas em Portugal [Atlantic Hub]
Portugal segue se consolidando como uma das principais portas de…
Câncer de colo do útero ainda mata mais de 7 mil mulheres por ano no Brasil, apesar de ser altamente prevenível [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
Oncologista da BP alerta que, mesmo com vacina e exames…
Quem é Natalie Harp? [The Life Curators]
Essa semana, o nome de Natalie Harp, Executive Assistant do…
Bison Bank integra a Direção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa [Bison Bank]
O Bison Bank passa a integrar a Direção da Câmara…
Sono e recuperação muscular: qual a relação? [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
Um estudo publicado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)…
O papel do Executive Assistant mudou. As empresas mudaram com ele? [The Life Curators]
Durante muito tempo, quando se falava em Executive Assistant, a…
A Volvo lança uma edição especial para comemorar o seu 100º aniversário [Nors]
A Volvo atualizou recentemente a sua gama de camiões de…
Transparência salarial: Portugal apresenta proposta de lei de transposição parcial da Diretiva Europeia [SRS Legal Shots]
O projeto de proposta de lei que transpõe (parcialmente) para…
Portugal aposta cada vez mais no turismo de luxo. Mas o verdadeiro luxo não se constrói com cinco estrelas [The Life Curators]
Segundo dados da CBRE divulgados pela AICEP, o país ocupa…










