Notícias

You are here:

C11: Descarbonização da Indústria [HM Consultores]

No âmbito do programa Recuperar Portugal, as causas climáticas são um dos pontos de maior relevância. Na base da componente C11: Descarbonização da Indústria está a aceleração da transição para uma economia neutra em carbono e, ao mesmo tempo, a promoção da competitividade da indústria e das empresas, por via da sua descarbonização, redução do consumo de energia e da promoção de fontes endógenas de energia.

1. TC-C11-i01: Descarbonização da Indústria (€715 M)

Este investimento liderado pelo IAPMEI, destina-se a promover e apoiar financeiramente a iniciativa da indústria nacional para uma atuação pluridimensional no plano ambiental, estando estruturado para o desenvolvimento de projetos em quatro vertentes:

Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, através da:

o Introdução de novos processos, produtos e modelos de negócio ou da alteração de processos com o intuito da sua descarbonização, incluindo novas tecnologias de baixo carbono;

o Incorporação de novas matérias-primas, de combustíveis derivados de resíduos e de biomassa; do recurso a simbioses industriais e medidas de economia circular, incorporando inovação;

o Substituição e/ou adaptação de equipamentos e processos para novas tecnologias sustentáveis e fontes de energia renovável.

Adoção de medidas de eficiência energética na indústria, que permitam simultaneamente reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa.

Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia. Neste contexto, é igualmente relevante a promoção da incorporação de hidrogénio e de gases renováveis na indústria.

Capacitação das empresas e a elaboração de instrumentos de informação e de apoio, tal como os roteiros setoriais para a neutralidade carbónica na indústria, que permitam identificar as soluções tecnológicas eficazes, específicas para a indústria nacional e eficientes em termos de custos, incorporando maior inovação e promovendo a sua disseminação, apoiando as medidas elencadas.

 

Está interessado em candidatar-se a algum destes programas da componente C11: Descarbonização da Indústria? Contacte os serviços especializados da HM Consultores e agende uma reunião que vai mudar o futuro da sua empresa!

Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas