Notícias
- Home
- Associados
- Carta Mensal Aware – Agosto 2021 [Aware Investments]
Carta Mensal Aware – Agosto 2021 [Aware Investments]

Bom dia!
Segue anexa nossa CARTA MENSAL AWARE ref. agosto/2021.
DESTAQUES:
• Agosto foi mais um mês relativamente positivo para os mercados. Os dados globais de atividade mostraram, em linhas gerais, certo arrefecimento. Trata-se de acomodação natural, dado o elevado ritmo de expansão verificado no segundo trimestre.
• A economia americana segue em forte recuperação. O aumento significativo da pandemia nos EUA, no entanto, começou a afetar os índices de confiança, o que pode gerar perda de momentum adiante.
• O cenário não mudou muito na Europa, apesar de alguma desaceleração recente. A economia continua se recuperando e seguindo o ciclo de reabertura, mas o aumento do número de casos de coronavírus relacionados a variante delta começou a prejudicar em parte a expansão econômica durante o verão, que é sazonalmente muito importante para o turismo.
• Na China, o governo segue intervindo em setores específicos como tecnologia, educação e gaming. As preocupações das autoridades são diversas: abuso de poder econômico, alavancagem excessiva e costumes.
• No Brasil, o crescimento econômico apresentou acomodação no segundo trimestre após um forte início de ano.
À medida que nos aproximamos de um ano eleitoral, com disputa acirrada, aumenta a tentação para estímulos à demanda, principalmente visando grupos específicos.
A inflação seguiu a trajetória de alta, com forte disseminação. Na sua última reunião de política monetária, o BC confirmou expectativa do mercado e acelerou a alta da Selic para 1 p.p.
• O mês de agosto foi desafiador para o mercado de renda variável. O Ibovespa caiu 2,5% no mês, zerando os ganhos do ano. O IBr-X (Ìndice Brasil) finalizou o mês com uma performance negativa de -3,25%, acumulando nos últimos dois meses uma performance negativa de -7,24%.
Várias premissas levaram à performance negativa da bolsa no período, passando pela queda do preço do minério de ferro na China, que disputa o segundo lugar dos produtos mais exportados com o petróleo, atrás somente da soja, até a alta dos juros no Brasil, devido a preocupações de cunho fiscal, persistência de altos níveis de inflação e crise hídrica.
A conjunção desses fatores torna o cenário de curto prazo desafiador, mas apresenta oportunidades para os investidores de longo prazo, em nossa opinião.
• Mantivemos a recomendação da nossa TOP PICKS.
Fonte: Assessoria
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Túnel Santos–Guarujá: um sonho centenário sai do papel [Mota-Engil]
A Mota-Engil Latam Portugal, associada da Câmara Portuguesa de São…
Do analógico ao inteligente a evolução do CFTV no Brasil [Teltex]
Cada vez mais, cidades brasileiras estão deixando de pensar segurança…
Regime de transição — os efeitos da tributação da receita de locação [C2A Advogados]
A Lei Complementar 214 traz em seu Art. 4°, inciso…
Programas de Saúde Mental Baseados em Evidências: O Que Funciona de Verdade? [Mental One]
Nos últimos anos, o tema da saúde mental ganhou espaço…
Lusa fecha nova parceria comercial para duelo decisivo no Paulista Sub-20 [Portuguesa SAF]
A partida dos Crias da Lusa, deste sábado (13), às…
Executivos avaliam que Reforma Tributária é uma reforma de negócios [Tognetti Advocacia]
Para marcar o início das comemorações dos 10 anos do…
Empreendedorismo feminino e a reinvenção da carreira de assistente executiva [The Life Curators]
Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino tem se consolidado como…
Convite Webinar: Autonomia do FED em jogo: uma mudança de paradigma no dólar? [Ebury]
O ataque de Trump ao Federal Reserve levantou dúvidas sobre…
O poder oculto da palavra “óbvio” [Virgínia Haag]
Você já parou para pensar em como certas palavras podem…
Convite: Comex Tech Forum 2025 [Ebury]
O Ebury Bank, em parceria com a Câmara Portuguesa, tem…
Como o CFTV inteligente virou aliado da segurança urbana [Teltex]
Durante anos, o CFTV foi visto apenas como um sistema…
A queda do dólar nos últimos 6 meses [Lifetime Investimentos]
Nos últimos seis meses, vimos uma grande oscilação do valor…