Carta Mensal Aware – Outubro 2022 [Aware Investments]

Gostaríamos de compartilhar os destaques da CARTA MENSAL AWARE ref. outubro/2022.

Clique aqui para conferir

Outubro foi marcado pela maior volatilidade mensal do ano.

O mês foi positivo para os mercados de ações mundialmente. O S&P 500 subiu +7,99%, impulsionado pela divulgação de bons resultados para as empresas americanas no 3o trimestre.

Tivemos a confirmação do posicionamento hawkish do Fed, de priorização do controle inflacionário ao crescimento econômico e à geração de emprego e confirmado pelo aumento na taxa de juros de 75bps no FOMC.

Na Europa, o curto prazo com notícias mais positivas, com o clima mais quente no início do inverno e pacotes fiscais anunciados pelos governos para ajudar a população a lidar com os custos mais elevados de energia diminuem os riscos de cauda para esse inverno.

Na China no mês de outubro, tivemos a conclusão do Congresso Nacional do Partido Comunista da China em que o presidente Xi conquistou o terceiro mandato e consolidou o seu poder.

Brasil

Lula da Silva eleito Presidente. A transição de governo ao que parece será ordenada, e o grande desafio do novo governo será o equilíbrio das contas fiscais.

As projeções indicam que a inflação voltará ao terno positivo, após três meses consecutivos de deflação.

Bolsas | Juros & Câmbio

Nosso índice Bovespa subiu +5,45%, levado principalmente pelas ações de Weg, B3, Itaú, Eletrobras e Localiza. Das 92 ações do índice, somente 13 tiveram queda em outubro.

O pior desempenho ocorreu nas ações da Vale, impactadas pela forte redução nos preços do minério de ferro (-17,4%), além do resultado pior que esperado da empresa para o 3o trimestre.

No âmbito econômico, tivemos a decisão do Copom, seguindo a expectativa de manutenção da taxa em 13,75% a.a.. No comunicado, o Copom ressaltou os riscos externos e domésticos e enfatizou estar vigilante sobre se o atual nível da taxa básica de juros.

Perspectivas

Apesar da alta recente de bolsa, as ações brasileiras permanecem “baratas”.

Após dois meses deflacionários, o IPCA-15 de outubro registrou alta de 0,16% gerando uma expectativa de uma alta no IPCA do mês de outubro.