Castaño Martorani faz parceria em Portugal para empreendimento de R$ 400 milhões [Castaño Martorani]

Imobiliária internacional Castaño Martorani comercializa o Aurios, mais importante lançamento do grupo português Mota-Engil, na segunda maior cidade de Portugal

Venha conferir a matéria da Isto É dinheiro por Beto Silva em parceria com a Castaño Martorani.

O Aurios é composto por 48 imóveis, entre apartamentos e casas, que variam de 240 a 350 metros quadrados. Os preços partem de 1,7 milhão de euros. O VGV é de 80 milhões de euros (Crédito:Divulgação)

Nove anos atrás, Leandro Castaño Martorani resolveu deixar de lado a atividade de publicitário para vivenciar outras aventuras profissionais. Sua primeira decisão foi comprar uma casa nos Estados Unidos. Ficou 42 dias por lá. Voltou para o Brasil sem realizar seu sonho. Observou que o mercado imobiliário americano tem cultura e burocracia peculiares. Em solo brasileiro, resolveu procurar ajuda de corretores. E observou que por aqui os profissionais também não entendiam direito as nuances do setor em território americano. Da frustração — e com seu tino empreendedor – decidiu montar uma imobiliária internacional justamente para auxiliar brasileiros na aquisição de imóveis no exterior. Após muitos estudos e regularização da empresa, abriu em 2015 a Castaño Martorani Internacional Realty.

O plano inicial era comercializar dois imóveis no primeiro ano de operação. A meta foi atingida em apenas uma semana. “A procura explodiu. Ninguém sabia fazer o que estávamos propostos a fazer”, disse Leandro à DINHEIRO, que começou com propriedades em Miami, depois Orlando e Nova York, e posteriormente seguiu para o continente europeu.

Com sede no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, hoje opera negócios em 26 localidades, de oito países:

•  Brasil,

• Estados Unidos,

• Portugal,

• França,

• Itália,

• Suíça,

• Uruguai,

• e Mônaco.

Construção civil está no sangue da família Castaño Martorani, formada por arquitetos e engenheiros. Aficionado por imóveis, Leandro passa algumas tardes de sábado assistindo programas de imóveis à venda pelo mundo. Mesmo quando não está trabalhando, quando encontra uma casa com a placa “open house” durante o passeio, visita o local.

Essa paixão embutida no negócio gera resultados. São cerca de 22 mil clientes atendidos por ano pela Castaño Martorani. Apenas na Europa, a busca por empreendimentos cresceu 45% ano passado em relação a 2022, com 35% das procuras focadas em Portugal. Dos compradores, 66% são brasileiros — 75% deles compram sem sair do Brasil. São três perfis de compradores: 60% voltados para investimento, 30% para lazer (vacation) e 10% para moradia.

A expertise da imobiliária internacional e o interesse dos brasileiros por imóveis na Europa despertou o interesse do Grupo Mota-Engil na Castaño Martorani. A companhia de Portugal é líder em infraestrutura naquele país e uma das maiores do continente — fechou 2023 com faturamento superior a 5 bilhões de euros.

E promoveu uma parceria de exclusividade com a Castaño Martorani para vender a brasileiros 20% de seu mais novo e mais importante lançamento de sua história: o Aurios, localizado na cidade do Porto, a segunda maior cidade portuguesa, com seu centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1996. O Valor Geral de Vendas (VGV) total do empreendimento chega a 80 milhões de euros, mais de R$ 400 milhões. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2025.

ATRAÇÕES E BELEZA

Empreendimento terá completa estrutura de lazer para as crianças, além de piscina com vista para o Rio Douro.

São 48 imóveis, entre apartamentos e casas, a partir de 1,7 milhão de euros. As 26 casas variam de 300 a 350 metros quadrados, duas das opções tendo piscinas privativas. Já os apartamentos têm entre 240 e 290 metros quadrados, de um piso ou duplex.

“Tem aptidão para second home ou investimento, na melhor região do Porto, com design e arquitetura modernos”, disse Leandro, ao apontar ainda melhor custo-benefício comparado a imóveis no Algarve, Estoril e Cascais, locais onde, segundo ele, o metro quadrado seria quatro vezes mais caro.

Outro diferencial ressaltado pelo CEO e fundador da Castaño Martorani é a localização privilegiada, com a vista de todas as salas e quartos voltada para o famoso Rio Douro, pois o terreno é inclinado e permite essa paisagem aliada à privacidade.

Além de o condomínio ser próximo de restaurantes, jardins, esplanadas à beira mar, sofisticadas e atraentes ruas para passeios e compras.

Com um vizinho especial: o fundador da Mota-Engil, que mora no terreno ao lado. Para quem prefere permanecer no imóvel para curtir momentos de lazer, terá uma estrutura de primeira em áreas comuns. Piscina, academia com vista para o rio, quadra de padel, sauna, banho turco e além de espaços de convivência estão entre os atrativos.

“Não é normal esse pacote de amenities no Porto. Estamos confiantes no potencial do empreendimento”, afirmou Leandro. “Nossa expectativa é que ele se torne um ícone residencial da cidade do Porto.” Com o perdão do trocadilho, um porto-seguro para brasileiros, no Porto seguro.