Como calcular o custo de vida em Portugal em 2024? [Start! Be Global]

Essa é uma dúvida frequente de quem planeja mudar-se para o país: como calcular o custo de vida em Portugal?

Há muito para se considerar, desde despesas essenciais a gastos extras, mas também estes custos variam de acordo com o estilo de vida de cada pessoa e de cada família, assim como do local que se pretende morar. Mesmo com um salário mínimo mediano, em comparação ao resto da União Europeia, Portugal tem um custo de vida baixo.

Então, o ideal é começar pelo cálculo do custo de vida em Portugal: listando as despesas essenciais e comparando-as com as despesas no Brasil. Aqui, vale lembrar que apenas converter os valores de euros para reais não é a melhor maneira de fazer essa comparação. É preciso mostrar o poder de compra de ambos os países, usando o valor da moeda base e do preço do mesmo produto ou serviço em cada um dos lugares.

Também é possível calcular o custo de vida em Portugal por horas trabalhadas, por exemplo: quantas horas eu preciso trabalhar para comprar isso? As horas trabalhadas são o melhor caminho para ver as diferenças de valores entre os dois países, portanto, este fator é a base para o cálculo, a partir do salário mínimo vigente.

Ainda, o intuito é avaliar valores de referência em grandes cidades. Neste caso, os exemplos são Lisboa e São Paulo, em bairros de classe média/alta.

Importância de calcular o custo de vida em Portugal antes de viajar

Calcular o custo de vida em Portugal antes de se mudar é essencial para uma transição suave e uma gestão financeira adequada.

Diversos fatores devem ser considerados ao realizar essa programação financeira.

Em primeiro lugar, os gastos com moradia devem ser avaliados cuidadosamente, levando em conta os preços de aluguel ou compra de imóveis nas diferentes regiões do país.

Além disso, é fundamental analisar os custos com alimentação, transporte, saúde, educação e lazer, pois esses elementos compõem o panorama financeiro de forma significativa.

Entender o sistema tributário e os custos associados à documentação para residir legalmente em Portugal também são aspectos cruciais a serem considerados, já que podem impactar diretamente as despesas mensais.

Outros aspectos importantes a serem avaliados incluem o contexto econômico do país, como a taxa de câmbio e a inflação, que podem afetar o poder de compra.

A qualidade de vida oferecida em diferentes regiões portuguesas também deve ser ponderada, já que isso pode influenciar diretamente os custos relacionados a serviços, infraestrutura e oportunidades de emprego.

Em complemento a isso, compreender as diferenças culturais e os hábitos locais pode ajudar na adaptação e na estimativa mais precisa dos gastos do dia a dia, evitando surpresas financeiras desagradáveis após a mudança.

Leia mais em https://www.startbeglobal.com/blog/portugal/calcular-o-custo-de-vida-em-portugal/

Fonte: Start! Be Global