Notícias
- Home
- Associados
- Comunicação assertiva é ferramenta essencial no mundo corporativo [Vera Moreira Comunicação]
Comunicação assertiva é ferramenta essencial no mundo corporativo [Vera Moreira Comunicação]

2022 é um ano que promete muitas notícias e milhões de informações: variantes da Covid, empresas quebrando, startups crescendo, conflitos internacionais, oscilação do mercado, impacto na economia, eleições, fake news, conflito de ideias, Copa do Mundo, marketing, green watching, ESG, direitos civis, sustentabilidade, muitos vídeos e podcasts técnicos ou não, novas redes sociais, mensagens de todo tipo e naipe.
Há excesso de conteúdo. As pessoas devem selecionar o que ler, ouvir e ver. Podcasts, vídeos, e-books e cards têm aos montes, desde os veículos de comunicação sérios até de amigos e clientes que você tem que ver, dar like e até fazer comentário para marcar presença.
Mas o que realmente faz a diferença na comunicação, que faça sentido para nosso dia a dia e para os negócios? Assertividade no conteúdo.
Para selecionar essa overdose de conteúdo e nas mais diferentes plataformas, sem perder muito tempo, é preciso entender o que interessa e estar aberto à vários pontos de vista para ter repertório de análise.
Empresas precisam de comunicação com conexão e transparência. Clientes, seguidores, fornecedores e colaboradores precisam sentir credibilidade na informação.
Saber que seu empreendimento é referência no mercado e fonte para a imprensa fazem toda a diferença. Assim como ser reconhecido por premiações, comentários externos de relevância, por processos de produção, ações de cidadania, direitos civis e ambientais.
Para profissionais liberais e prestadores de serviço, a comunicação eficaz mostrando com clareza a expertise, resultados positivos e histórico de mercado justificarão uma contratação.
A comunicação interna reforça os valores e os propósitos da empresa, com clareza para os colaboradores, com campanhas que ajudem no trabalho à distância, incentivem a criatividade e comprometimento, além de difundir a cultura da companhia/empreendimento.
A comunicação externa é a âncora da imagem de qualquer negócio, seja através da assessoria de imprensa, na produção de conteúdo pelas diversas plataformas de divulgação.
Com 40 anos de jornalismo e 26 anos como empresária de comunicação corporativa, posso afirmar que a internet do bem não permite mentiras e enganações quando o discurso está alinhado com o propósito da empresa e fontes. Hoje se desmarcara quem for, a qualquer hora. Está tudo registrado. Pessoas que difamam outras são desmascaradas e não conseguem palco. Fake News destroem imagens, as agências de checagem conseguem restabelecer a verdade e darão novo olhar sobre as narrativas.
Empresas, empreendedores, executivos, acadêmicos, fontes, jornalistas, políticos, aspirantes a influenciadores e qualquer um que imagina que pode contribuir com a sociedade devem revisar como se comunicam. Se cuidem, fiquem na linha, usem suas redes com bom senso e – principalmente – dentro da verdade. Consumir é um ato político e o cidadão tem mais força do que imagina.
Por isso, a comunicação feita por comunicólogos é uma ferramenta eficaz para ter uma mensagem assertiva e que vai colaborar com qualquer negócio.
* Vera Moreira é jornalista, fundadora da Vera Moreira Comunicação e do portal de notícias Organics News Brasil.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
LCM International Realty: Conheça o Condomínio Fechado Malaposta: Habitação Moderna em Braga
O condomínio fechado Malaposta surge como uma nova referência em…
Mental One: Comunicação empática: ferramental-chave para ambientes corporativos saudáveis
Em um cenário corporativo cada vez mais voltado para relações…
Virgínia Haag: Se Comunicar com Clareza Não te Torna uma Pessoa Difícil — Te Torna uma Pessoa de Impacto!
Você já percebeu que, muitas vezes, ser uma pessoa objetiva,…
The Life Curators: Dia de Portugal e a Vitória na UEFA: Um Orgulho Nacional com Futuro Promissor
No dia 10 de junho celebramos o Dia de Portugal,…
Conexão Europa Imóveis: Como Investir no Turismo em Lisboa
O setor de turismo em Lisboa vive um dos seus…
Mental One: Performance Sustentável: Como Equilibrar Alta Performance com Bem-Estar Emocional
Em um mundo corporativo cada vez mais acelerado e exigente,…
Soul Home Portugal: Justiça portuguesa reconhece urgência em processo de nacionalidade para requerente de 86 anos
Os tribunais portugueses confirmaram mais uma decisão que reconhece a…
Lifetime Investimentos: Wealth Planning: Tendências Globais em Gestão de Patrimônio
Investir bem vai além de buscar performance. É construir um…
Conexão Europa Imóveis: Viver em Santos: charme lisboeta com conforto moderno
Santos, um dos bairros mais charmosos e históricos de Lisboa,…
The Life Curators: A força da diversidade global: como a contratação remota transforma a cultura da the life curators
No mundo contemporâneo dos negócios, onde a flexibilidade e a…
Start! Be Global: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2025
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas…
Ebury Bank: O dólar está perdendo sua supremacia?
A dominância do dólar no cenário financeiro global está passando…