Conexões e Networking [Hub.Brpt]

Num mundo cada vez mais atento e conectado, falar em networking já é o trivial, isso porque esse modo de relação já se tornou essencial para o sucesso profissional de qualquer cidadão.

Ainda mais com os avanços tecnológicos e a necessidade de relações globais, partimos para um outro patamar que é o surgimento do conceito de “hub de conexões” ou hub de networking”, nosso modelo de negócio – @hub.BrPt

Neste diálogo, vamos avançar nas terminologias e aspectos para se desenvolver uma rede de conexões eficiente, traduzindo conceitos e passando algumas dicas importantes para se manter uma rede bem estruturada e eficaz.

Primeiramente, identifique pontos de conexões em você mesmo, ou seja, perceba quais suas maiores e melhores qualidades para que isso se traduza em pontos fortes de comunicação e agregação.

Networking é justamente isso, poder de comunicação e sinergia de ambos os interlocutores, convergências.

Entendido isso, seu poder de conexão está ativado, você estará preparado para tornar-se um poderoso hub de networking, atraindo e conectando players com interesses e necessidades complementares e convergentes – connection business.

Mapear e participar de plataformas digitais é sempre uma poderosa ferramenta para conexões estratégicas, o mundo digital cumpre um papel fundamental na amplificação do networking, assim identificar plataformas digitais relevantes e de interesse específico de seu seleto público-alvo será sempre uma boa opção para ramificação da rede.

Prefira as redes sociais profissionais, são sempre mais propicias para difusão de conhecimento, contatos e para participar de comunidades que sejam de interesse profissional.

Outro importante aliado nessa proposta de alargar suas pontes são os eventos, formas potentes de construção de relações, sejam presenciais ou mesmo os virtuais – conferências, webinars e outros, já que a ambiência formada em torno desses acontecimentos potencializa novas formações de grupos pelo fato do interesse comum de seus participantes, portanto uma grande e significativa oportunidade de conexão.

Um hub de conexão eficiente não gera apenas conexões para si mesmo, muito embora seja criado para usufruto nosso, temos de saber potencializar para que a rede reverbere em outros sentidos, ou seja, as conexões devem ser possíveis para conectar outros atores.

Para se compor essa ramificação sempre ativa é necessário a proatividade de seus agentes, ser reconhecido como um grande facilitador de conexões e agregador de pessoas é essencial para o sucesso de seu hub, relações fortes e fiéis são fundamentais, já que se busca qualidade e não quantidade – seja interessante e não interesseiro!

Dedicar um pouco de tempo e se esforçar para cultivar relacionamentos significativos é muito do processo, entenda que essa é uma relação de mutualidade, será sempre uma via de mão dupla e com ganha-ganha, por isso manter relacionamentos fortes só gera uma rede sólida e confiável, networking vai muito além de uma lista de contatos, é uma construção de pontes com infinitas possibilidades de caminhos, pense nisso!

Anderson Nogueira – CEO & Founder Hub.Brpt | Xtreme Arena | Sollution GCP.