Notícias
- Home
- Associados
- EDP alerta que mais de 13 mil famílias de Guarulhos precisam atualizar o Número de Identificação Social – NIS para manter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica [EDP]
EDP alerta que mais de 13 mil famílias de Guarulhos precisam atualizar o Número de Identificação Social – NIS para manter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica [EDP]
A pandemia da Covid-19 levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a suspender, por meio da Portaria número 443, válida para todas as concessionárias do País, o descadastramento de famílias inscritas na Tarifa Social, que concede descontos na fatura de energia elétrica. Porém, a Portaria perderá validade em janeiro de 2022, e um levantamento realizado pela EDP aponta que 13.274 famílias de Guarulhos, que estão com dados desatualizados junto ao Governo Federal, podem perder o benefício de desconto na conta de luz no início do próximo ano.
É importante destacar que os critérios para os clientes que se enquadram na Tarifa Social de Energia Elétrica são definidos pelo Governo Federal e que as famílias que atendem aos requisitos do programa devem estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que exige uma atualização a cada dois anos. Por isso, é importante buscar informações com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e/ou CadÚnico para saber se o documento está no prazo de validade. Caso o NIS esteja ativo, o benefício será mantido normalmente.
Como reforço de comunicação, EDP encaminha periodicamente informes, junto da fatura de energia elétrica, às famílias com possibilidade de perda do benefício, orientando sobre a necessidade da atualização cadastral.
Vale lembrar que, a qualquer momento, o cliente que se enquadrar nos critérios definidos pelo Governo Federal e ainda não estiver recebendo o benefício, pode solicitar o cadastro no portal EDP Online, no endereço www.edp.com.br/tarifasocial. Veja quem tem direito:
• Família inscrita no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita comprovadamente menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
• Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;
• Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, com portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam do consumo de energia elétrica;
• Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico;
O desconto
A Tarifa Social é um desconto na conta de luz, que varia de acordo com o próprio consumo de energia, podendo chegar a até 65% e concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda.
O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e é escalonado por faixa de consumo (kWh/mês), sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:
Faixa de Consumo | Desconto |
Até 30 kWh/mês | 65% |
De 31 a 100 kWh/mês | 40% |
De 101 a 220 kWh/mês | 10% |
Acima de 220 kWh/mês | Não há desconto |
Para ter acesso ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica é necessário que o cliente possua o Número de Identificação Social (NIS), do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Após a inscrição ou a atualização do cadastro, que pode ser realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, é possível ter acesso ao desconto.
“É importante destacar que, a qualquer momento, o cliente que se enquadrar nos critérios definidos pelo Governo Federal e ainda não estiver inscrito no benefício, pode solicitar o cadastro no portal EDP Online, no endereço www.edp.com.br/tarifasocial. Além disso, o cliente não precisa ser o titular da conta de energia para desfrutar do benefício, ou seja, se o cliente mora de aluguel, tem o NIS ativo e se encaixa nas regras da Tarifa Social, ele deve se inscrever no portal EDP Online”, afirma Benedito Roberto de Mirando, gestor da EDP.
Após a inscrição, a EDP avaliará a documentação e, estando tudo certo, o cliente receberá o desconto na próxima fatura de energia.
Documentos necessários para realizar o cadastramento na EDP:
§ Número de Identificação Social (NIS) atualizado obtido na prefeitura municipal por meio do CRAS e/ou CadÚnico. O município do NIS deve ser obrigatoriamente dentro da área de Concessão da EDP;
§ Conta de energia;
§ CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto) ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);
§ Em caso de receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é preciso apresentar o número do benefício.
§ Para o caso família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de equipamentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, é necessário apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico;
Mais informações
- Cada família tem direito a somente uma instalação com o benefício da Tarifa Social;
- Em casos de mudança de endereço, os clientes cadastrados deverão informar a EDP, que fará as devidas alterações.
- A atualização do CadÚnico é de responsabilidade do consumidor e deve ser feita nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e/ou CadÚnico do seu município.
- Periodicamente, a EDP realiza o cadastramento automático de clientes da área de concessão que estão com o NIS atualizado e são titulares da conta de energia.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Tradição e inovação: gestão de talentos que transforma carreira em legado [Reis Advogados]
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, no…
Convite: Feel Sampa promove happy hour de networking em parceria com a AICEP Portugal Global [AICEP]
A Feel Sampa, em parceria com a AICEP Portugal Global…
Eleições em Portugal 2026: Seguro e Ventura disputam Segunda Volta inédita [Start! Be Global]
Lisboa amanheceu em clima de expectativa nesta segunda-feira, 19 de…
Solidão no trabalho híbrido: o novo desafio silencioso das empresas [Mental One]
O modelo híbrido se consolidou como uma das maiores transformações…
Brazil Golden Visa 2026 [The Life Curators]
Nos últimos anos, o Brasil tem emergido como um destino…
Bison Bank e Doutor Finanças: Capacitar a próxima geração de líderes, através da literacia financeira [Bison Bank]
O Bison Bank, em parceria com o Doutor Finanças, reforçou…
2026: perspectivas positivas e a força de lideranças e equipes preparadas [IC Educ]
O ano de 2026 começa com um clima de otimismo…
Visto D1 em Portugal: o que o consulado realmente analisa? [Start! Be Global]
Para muitos candidatos brasileiros e de outras nacionalidades, receber um…
Quiet cracking: o colapso emocional que antecede o burnout [Mental One]
Antes do burnout, há um silêncio. Pequenas rachaduras emocionais começam…
A sua jornada de liderança começa antes do cargo [The Life Curators]
Quando falamos em liderança, é comum associá-la a cargos, títulos…
Well-being washing: o falso discurso do bem-estar nas empresas? [Mental One]
Nos últimos anos, o bem-estar corporativo se tornou uma pauta…
Portuguesa SAF participa de congresso referência na área de nutrição [Portuguesa SAF]
A Portuguesa SAF esteve presente no Congresso da Associação Brasileira…











