Notícias

You are here:

EDP e Abradee realizam lançamento oficial do SENDI 2022 [EDP]

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, e a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) realizaram nesta quinta-feira, dia 26, o lançamento oficial do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) 2022. A cerimônia aconteceu durante o Prêmio Abradee, iniciativa que reconhece a excelência das melhores distribuidoras do País a partir da análise de critérios como Gestão Econômico-Financeira, Gestão Operacional e Responsabilidade Social. 

Maior fórum de discussões do segmento de distribuição de energia elétrica da América Latina, o SENDI será realizado entre os dias 21 e 24 de junho de 2022, em Vitória, no Espírito Santo.  O lançamento da 24ª edição contou com participações do presidente da Abradee, Marcos Aurélio Madureira da Silva; do presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz; do vice-presidente de Distribuição da Companhia, João Brito Martins; e do diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba. 

A edição terá como tema os “3 D’s: Digitalização, Descarbonização e Descentralização” e suas implicações para o futuro do setor energético. Por conta da pandemia, o evento foi postergado de 2020 para 2022 e será realizado cumprindo todos os protocolos de segurança referentes à Covid-19.

O SENDI tem como intuito promover a troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica, fomentando ideias para o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados. Segundo dados da Abradee, a cada ano, as distribuidoras investem R$ 20 bilhões em melhoria, segurança e modernização das redes elétricas, elevando cada vez mais os padrões construtivos, com redes isoladas e protegidas, além de mecanismos mais acurados de proteção. 

“O setor elétrico vive um momento de intensas mudanças tecnológicas, nos modelos de negócio e na relação com a sociedade e o meio-ambiente, considerando seu papel central na transição energética e no enfrentamento de questões globais, como as Mudanças Climáticas. Daí a importância de discutir questões como digitalização, descentralização e descarbonização. Estamos muito orgulhosos de levar um evento deste porte ao Espírito Santo e acreditamos que o SENDI 2022 será muito importante para compartilharmos as principais tendências, inovações e boas práticas do segmento de Distribuição de energia”, destaca Fernando Saliba, diretor da EDP no Espírito Santo. 

O SENDI é realizado desde 1962 e promove debates com foco nas tendências do segmento de Distribuição de energia. Em 2022, o fórum comemora 60 anos de história contribuindo para o desenvolvimento do setor elétrico. Além de palestras e painéis, o Seminário possui uma programação diversificada, com destaque para os temas técnicos. É no evento que acontece, também, o Rodeio Nacional de Eletricistas, uma competição entre profissionais da área vindos de todo o País, que demonstram a realização das suas tarefas diárias, disseminando as melhores práticas de segurança e eficiência a todas as concessionárias de energia do Brasil.

Sobre a EDP no Espírito Santo

A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, está entre as empresas privadas que mais investem na região. Sua área de concessão compreende 70 dos 78 municípios do Estado, abrangendo mais de 90% do seu território e da sua população, e gerando cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

Contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável e levando conforto e qualidade de vida aos capixabas, de 2021 a 2025 a empresa realizará investimentos de R$ 3 bilhões no Estado. O aporte terá como foco a expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento dos municípios atendidos; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; investimento em digitalização e atendimento ao cliente.  Nesse sentido, a EDP vai ampliar a flexibilidade da operação e reforçar a atualização tecnológica de suas redes. Em outra frente, a empresa construirá e ampliará subestações, melhorando a confiabilidade do sistema e a segurança e qualidade do fornecimento de energia.

Pensando no futuro, a EDP ampliará também seu projeto de redes inteligentes, que permite facilitar serviços como religação automática, balanço de tensão e combate a fraudes. Essa infraestrutura eleva a capacidade do Espírito Santo de atrair novas empresas e investidores, visto que uma rede elétrica segura e confiável é um dos principais atrativos para a instalação de novas indústrias e comércios no Estado. 

A EDP no Espírito Santo está entre as melhores distribuidoras do Brasil em termos de qualidade de serviço, sendo que Vitória é a capital com melhor qualidade de serviço, com uma interrupção média inferior a 3 horas por ano.

Consciente de sua responsabilidade socioambiental, a EDP desenvolve ações que beneficiam as comunidades, como Escola de Eletricistas, projeto gratuito de qualificação profissional voltado a jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. Por meio do Instituto EDP, a distribuidora desenvolve ainda iniciativas para geração de renda, melhora da qualidade do ambiente estudantil, incentivo ao esporte e apoio à saúde. 

Sobre a Abradee

A Abradee reúne 47 concessionárias de distribuição de energia elétrica – estatais e privadas – atuantes em todas as regiões do País e que, juntas, são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Atua há 42 anos para o desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro.

Com sede em Brasília, a Abradee presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional. Cabe ainda à Associação promover cursos e seminários e editar publicações técnicas, bem como trocar informações com entidades nacionais e internacionais objetivando o desenvolvimento e a capacitação de suas associadas com ênfase na defesa dos interesses do setor de distribuição de energia elétrica.

A Abradee tem como bandeira contribuir para o desenvolvimento do País por meio de um setor de distribuição de energia elétrica sustentável e eficiente, com oferta de serviços de qualidade reconhecida pelos clientes. A visão é agregar valor para as empresas distribuidoras, para os clientes e para o país, constituindo-se num agente efetivo de desenvolvimento do setor elétrico. 

Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas