Exposição humaniza profissionais da saúde da BP ao mostrar suas rotinas dentro e fora do trabalho [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]

Mostra “Através”, aberta ao público gratuitamente até o dia 18/11, usa fotos e vídeos para oferecer ao visitante a oportunidade de sentir as emoções vivenciadas no cotidiano pelos médicos

A humanização na área da saúde é um movimento integrado que atinge todos os agentes envolvidos na assistência ao paciente. Inspirado nesse conceito, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo inicia agora em outubro a exposição “Através”, evento interativo que levará ao público registros fotográficos e em vídeos destes profissionais em situações distintas: dando plantão no hospital e em momentos de intimidade fora dos muros da instituição. O objetivo é mostrar que esses profissionais – mesmo com toda a sua importância na sociedade – têm família, vida social, amam, são amados, têm momentos de alegria e também de tristeza como qualquer outra pessoa.

“Através” é composta por quatro estações: Ser, Sentir, Pulsar, Revelar e Resgatar. Em todas elas, o visitante terá a oportunidade de sentir as emoções vivenciadas por meio do olhar do médico. Na exposição, o negatoscópio, equipamento usado para visualizar os exames de Raio-X, vai ter um enfoque diferenciado ao revelar imagens dos doutores confraternizando com seus familiares. Em outro ambiente, as pessoas poderão visualizar através de pequenos buracos abertos na parede imagens impactantes de procedimentos reais realizados na BP. Os visitantes também vão se surpreender com um paredão de retratos dos profissionais da BP com o aparato que o acompanham ao longo de toda a pandemia: a máscara. Ao suspender a folha da imagem com as mãos, os mesmos rostos se revelarão logo abaixo, mas sem as máscaras. Também haverá vídeos com depoimentos dos médicos falando sobre os desafios impostos pela pandemia, suas vulnerabilidades, desafios e vitórias.

A exposição, assinada pelas diretoras de arte Karol Lopo e Fernanda Petelinkar, fica aberta ao público gratuitamente até o dia 18/11, sempre das 15h às 18h, no Hospital BP, que fica na Rua Mastro Cardim, 769 (Portaria 2), na Bela Vista.

Serviço: Exposição “Através”

Quando: de 18/10 a 18/11

Onde: Hospital BP – Rua Mastro Cardim, 769 (Portaria 2) – Atrium Antônio Ermínio Moraes, Torre 1 (Térreo)