Notícias

You are here:

Negócios na área de tecnologia em Portugal: veja as oportunidades [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]

Se você estiver pensando em empreender ou trabalhar fora do país, negócios na área de tecnologia em Portugal podem ser uma ótima oportunidade!

Somente em 2022, Portugal espera investir 12 bilhões de euros em tecnologia, o que, por si só, já representa o grande interesse que a economia portuguesa possui no setor.

Além disso, com o Programa Portugal 2030, que espera fomentar o desenvolvimento da chamada indústria 4.0 no país, trazendo tecnologia e inovação, se você tiver capital e interesse em investir no setor, o momento é agora!

De qualquer forma, não são somente os grandes investidores que possuem a possibilidade de investir em  negócios na área de tecnologia em Portugal, desde que se tenha planejamento e disposição, qualquer um poderá navegar nessa onda próspera!

Como é a área de tecnologia em Portugal?

Por sediar a maior feira de tecnologia da Europa, a Web Summit, Portugal, ficou conhecido por ser um grande berço de oportunidades para Startups e novas tecnologias.

Não obstante, além do evento, o país oferece inúmeras oportunidades para quem deseja trabalhar ou investir em negócios na área de tecnologia em Portugal.

Somente para citar um exemplo, com as modalidades de vistos Tech Visa e Startup Visa, os brasileiros que desejam trabalhar ou empreender em Portugal, podem atingir tal objetivo.

Atualmente, Portugal oferece, além de benefícios fiscais e facilidades na abertura de empresas que tenham por objeto social algo relacionado com a tecnologia, oferece oportunidades por todo país através de incubadoras.

Se você tiver interesse em conhecer o quanto o governo português está interessado no desenvolvimento de novos negócios tecnológicos no país, você pode conhecer a Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras. Tal rede tem por objetivo oferecer ajuda para Startups, para que elas desenvolvam as suas ideias, fornecendo serviços de mentoria, orientação estratégica, formação, parcerias, contatos de negócios e financiamento.

Assim, se você estiver pensando em investir em um bom negócio em Portugal, saiba que o setor de tecnologia é um dos mais aquecidos e desejados no país, motivo pelo qual, ele recebe muitos incentivos.

Além disso, o país foi classificado na 28a. posição mundial do INSEAD (Índice de Competitividade Global de Talentos), graças às suas universidades de tecnologia, listadas entre as 500 melhores do mundo, o que representa grande incentivo ao setor, que pode contar com mão-de-obra altamente qualificada!

 

Tipos de negócios na área de tecnologia em Portugal

Quando se fala em tecnologia, não há limites para a inovação. Assim, desde que você tenha uma boa ideia na cabeça e boas ferramentas para executá-la, as chances de obter sucesso são altas.

Antes de tudo, para iniciar qualquer negócio em Portugal é necessário muito planejamento. Escrevemos aqui, sobre como empreender em Portugal, e recomendamos que você leia tal artigo, antes de embarcar em qualquer negócio de tecnologia no país.

Bom, por ser um setor muito amplo e com muitas possibilidades, os negócios na área de tecnologia em Portugal variam desde Inteligência Artificial, até e-commerce e marketing digital.

Vamos sugerir alguns setores que, nos últimos anos, mesmo com a pandemia, tem recebido boas rodadas de investimentos e podem servir de inspiração!

 

Negócios relacionados com os cuidados com a saúde

Após a pandemia a preocupação com o setor da saúde se tornou prioritário, pois muitos países, incluindo Portugal, tiveram experiências traumáticas, com hospitais lotados. 

Inicialmente, pode parecer complicado relacionar a tecnologia com a área da saúde, especialmente com a Inteligência Artificial, porém, um exemplo de sucesso é a empresa portuguesa iLof. Criada em 2016, a empresa utiliza IA e fotônica para construir uma base de dados na nuvem, para criar bio marcadores de doenças e perfis biológicos, com o objetivo de fornecer ferramentas de triagem e estratificação de maneira acessível, rápida e portátil.

A empresa citada é somente um exemplo de sucesso, porém o ramo da saúde é um mar de oportunidades para investimento em tecnologia, especialmente aquele que visa facilitar e desburocratizar o atendimento médico. Para além da medicina, investir em aplicativos com cuidados para a saúde, como provedores de exercícios físicos, cuidados com a alimentação, controle de fertilidade, entre outros, são exemplos de tecnologia que serve para manter a saúde em dia!

 

Setor de games em Portugal

O setor de videojogos, como são chamados os games em terras portuguesas, é um setor que hoje, já representa 250 milhões de euros. 

Assim, investir em negócios na área de tecnologia em Portugal, que tenham relação com games, pode ser uma boa estratégia, considerando que a população portuguesa consumirá o produto. 

O setor de games não precisa se limitar aos jogos de computador ou Playstation, por exemplo, mas também no desenvolvimento de jogos para celulares e tablets, especialmente, quando destinados para o setor da educação.

 

Robótica

A robótica também é um grande mar de oportunidades para quem deseja investir em tecnologia em Portugal.

O desenvolvimento de máquinas que possam proporcionar a melhoria da produção industrial portuguesa, o avanço da logística, da sustentabilidade ou, até mesmo, melhoria no setor da agricultura, com certeza, são ideias que poderão contar com grandes incentivos do governo, até mesmo, dentro do propósito do Portugal 2030.

 

Negócios na área de tecnologia em Portugal na internet

Na internet, o investimento poderá ser feito desde a criação de um e-commerce, que poderá comercializar inúmeros produtos, incluindo os de tecnologia, até mesmo, outros artigos. 

Apesar de parecer simples, a criação de um e-commerce profissional requer preparo, para que o cliente possa ter uma boa experiência no seu site e possa consumir mais de uma vez.Assim, investir em profissionais qualificados que poderão fazer o e-commerce funcionar perfeitamente é a principal ferramenta de sucesso para o seu negócio.

Para além do e-commerce, há outro setor que vem crescendo muito em Portugal, que é o marketing digital. Ter as estratégias corretas de venda pela internet, poderão garantir maior sucesso para todos os negócios que estão na rede!

A vantagem de ter um negócio na área de marketing digital em Portugal é que você não precisa limitar aos clientes do país, já que você também poderá oferecer serviços para empresas de outros países, que desejam ter relacionamento com a população portuguesa, por exemplo.

Vale lembrar que, investir em tal setor requer preparo e estudo e a concorrência é grande, mas mesmo assim, ainda é uma área frutífera!

 

Por que vale investir em Portugal?

Bom, já falamos por aqui inúmeras vezes que Portugal é um país que se destacou nos últimos anos por oferecer uma economia resiliente e que, apesar das crises e da pandemia, ele ainda apresenta uma economia estável.

Além do motivo acima, investir em Portugal pode representar a sua chance de morar em um país que oferece excelente qualidade de vida, educação de qualidade, segurança e ótimo clima!

Aos que desejam trabalhar no setor de tecnologia, os empregos são os que melhor pagam e, pelo fato de Portugal ter um custo de vida baixo, é fácil manter um bom padrão de vida.

Já por outro lado, para quem deseja investir e empreender em tecnologia, há inúmeros incentivos do governo, o que torna o risco do negócio mais baixo, sem contar que, você terá à sua disposição mão-de-obra qualificada, o que facilita o sucesso do seu negócio.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa Assessoria

Notícias Relacionadas