Notícias

You are here:

O retorno ao Escritório: do Home Office ao Trabalho Híbrido [Hator Systems]

Muitos se acostumaram com as rotinas de vídeo chamadas e do home office. Outros estão exaustos do trabalho, do virtual e querem voltar correndo para o escritório.  Após pouco mais de um ano de pandemia, já se encontram estudos feitos  que demonstram uma nova tendência de comportamento entre as pessoas de modo geral: mesmo cansados e ávidos por encontros físicos, os colegas de trabalho, a comunicação virtual veio para ficar.

Fazendo um comparativo entre o trabalho convencional, para o trabalho remoto, de acordo com um estudo do Gartner – Gartner 2020 ReimagineHR Employee Survey – revela que em organizações típicas onde os funcionários trabalham uma jornada padrão de 40 horas por semana no escritório, 36% dos funcionários têm alto desempenho.  Quando as organizações mudam deste ambiente para um de flexibilidade radical, onde os funcionários têm alguma escolha sobre onde, quando e quanto trabalham, 55% dos funcionários têm alto desempenho.  Esta afirmação, indica que as empresas, mesmo àquelas que não estão acostumadas com a cultura do trabalho remoto, terão de se adaptar ao modelo flexível.

Um outro levantamento, realizado pela Zoom, com cerca de 7.689 pessoas no mundo todo, perguntou o que, durante o período da pandemia da Covid-19, essas pessoas gostariam que continuassem.  Perguntas foram feitas a pessoas comuns – funcionários, pais, alunos, professores, consumidores, médicos, pacientes e todos os demais – nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Brasil, México, Japão, Índia, Cingapura e Austrália para entender seu apetite por atividades virtuais daqui para frente.

Os principais achados desta pesquisa, demonstraram o seguinte:

• Dois terços das pessoas que usaram vídeo para negócios desejam uma combinação de ambientes de negócios virtuais e presenciais no futuro, citando um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de maior flexibilidade.

• Cerca de metade das pessoas que usaram vídeo para fins educacionais durante a pandemia planejam alguma combinação de aulas presenciais e virtuais no futuro. Mas alguns países foram mais inflexíveis (Alemanha e Reino Unido) sobre a educação presencial do que outros.

• Entre os países que se demonstraram mais positivos numa mistura entre o trabalho remoto e o presencial (híbrido), o Brasil, Singapura e Australia estão entre os locais onde a comunicação virtual é valiosa.

A maioria dos países favorece fortemente um ambiente de negócios híbrido. Muitos citaram o fato de que não precisavam sair de casa e podiam ficar mais seguros virtualmente, mas as principais desvantagens eram a falta de uma conexão pessoal, bem como uma conexão técnica deficiente ou outro problema técnico.  No caso do Brasil, apesar de muitos progressos até aqui, ainda existe espaço para crescimento da infraestrutura de internet. Em especial nas áreas rurais, onde muitos moradores das cidades se refugiaram – muitos sem volta – durante a pandemia.

Neste cenário, novas oportunidades de serviços se abrem para empresas que foram criadas, ou reinventadas. Isso significa que, mesmo retornando às atividades, depois de uma vacinação mais ampla, o modelo remoto não deixará de existir.  Muito pelo contrário.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa da Zoom, clique aqui (link: https://zoom.us/docs/en-us/future-of-video-conferencing.html?_ga=2.41329316.740276495.1620678549-1278922365.1620678549). 

Fonte: Assessoria

 

Notícias Relacionadas