O uso de videomonitoramento e análise de dados (analytics) desempenha um papel crucial no cenário do varejo phygital [Teltex Tecnologia]

Resumo:

A Teltex Tecnologia, recentemente vinculada à Câmara Portuguesa, destaca-se como

um dos três principais integradores de tecnologias de segurança no Brasil, conforme o

Ranking Top 200 TI da revista Informática Hoje, com dados auditados pela Fundação

Getúlio Vargas. Com uma linha de produção própria e uma equipe especializada em

pesquisa e desenvolvimento, a empresa está na vanguarda tanto da segurança física

quanto da digital. Neste artigo, a Teltex Tecnologia compartilha com nossos

associados uma visão abrangente das inovações no mercado de segurança

Artigo:

Um cenário revolucionário está se delineando no universo do varejo físico, impulsionado pela crescente jornada de transformação digital. O termo “varejo phygital” ganhou destaque, especialmente após os impactos da pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o consumidor adotou novos comportamentos, hábitos e expectativas, promovendo mudanças significativas no consumo e na forma como marcas e varejistas se conectam com seu público.

É fundamental destacar que esse novo paradigma do varejo depende amplamente de tecnologias inovadoras, como videomonitoramento e analytics, as quais se tornaram indispensáveis para o seu funcionamento eficiente.

Observa-se que marcas e varejistas agiram rapidamente para criar novas formas de interação, atendimento e vendas fora do ambiente físico tradicional das lojas. A adoção de canais de atendimento como WhatsApp e assistentes virtuais cresceu consideravelmente, assim como as vendas por meio de plataformas virtuais.

Nesse contexto de transição, surge a necessidade de reavaliar o papel do varejo físico, o qual está caminhando para assumir uma nova função em uma simbiose com o ambiente virtual. As lojas físicas estão se transformando em pequenos centros de distribuição, estoque e entrega (por exemplo, pickups), ao mesmo tempo em que se reinventam como espaços de experiência para o cliente.

Nessa fusão de características e funções, a loja física torna-se um ponto crucial para compreender a jornada de compra e os perfis dos consumidores. Ela passa a coletar informações valiosas para embasar decisões estratégicas e personalização extrema. Além disso, a loja física se torna o principal canal para a experiência e fidelização do cliente – é a era da loja phygital!

A Loja Phygital na Prática

Na prática, o conceito de phygital integra as estratégias da loja física e digital, concretizando a abordagem omnichannel. O consumidor pode navegar em um site e depois visitar a loja para experimentar o produto antes de finalizar a compra. Da mesma forma, ele pode entrar na loja, visualizar um item, comprar pelo smartphone e recebê-lo em casa, tudo sem perder tempo em filas de pagamento. Essa integração é um caminho sem retorno para muitas operações de varejo, garantindo sua relevância e competitividade no mercado.

Exemplos de Estratégias Phygital

Um exemplo notável é a Amazon Go, uma loja física voltada para clientes digitais. Os consumidores utilizam o aplicativo da Amazon, escaneiam um QR Code na entrada da loja e podem realizar suas compras sem a necessidade de passar por caixas. As câmeras internas monitoram as ações dos clientes, registrando os produtos retirados das prateleiras. Ao sair, sensores validam a compra e o pagamento é automaticamente debitado do cartão vinculado à conta do usuário.

Outro exemplo é a marca de luxo Chanel, que utiliza realidade aumentada (RA) para oferecer uma experiência imersiva nas lojas. Os clientes podem experimentar produtos virtualmente pelo aplicativo, facilitando a escolha de cores e estilos. A instalação de Smart Mirrors (espelhos inteligentes) nas lojas também agiliza a busca por peças e simplifica o processo de experimentação.

Também é notável o caso de um supermercado coreano que adotou gôndolas virtuais em estações de metrô. Os clientes visualizam imagens de produtos nas paredes, escaneiam QR Codes e posteriormente retiram os produtos em uma loja física próxima.

O Papel dos Vídeos no Varejo Phygital

A evolução das tecnologias de segurança eletrônica, como evidenciado na operação da Amazon Go, vai além da prevenção de fraudes. Elas se tornaram essenciais para a omnicanalidade, personalização, experiência de consumo e automação do varejo phygital. Isso significa que a tecnologia está cada vez mais presente para auxiliar os varejistas em diversas capacidades