Notícias
- Home
- Associados
- Os 4 Principais Erros e Acertos em Internacionalizar Sua Empresa [Atlantic Hub]
Os 4 Principais Erros e Acertos em Internacionalizar Sua Empresa [Atlantic Hub]

Compreender o que faz sentido em termos de produto e serviço a cultura local deveria ser um alinhamento básico. E começar vendendo sem entender isso, é queimar a largada.
Por isso, queremos apresentar a você alguns acertos e erros que ao longo dos últimos anos e nos mais de cem projetos que atuamos, conseguimos compilar, para auxiliá-lo nesta que pode ser a maior frente de acesso ao mercado da sua empresa.
OS ERROS MAIS COMUNS NA INTERNACIONALIZAÇÃO
Errar faz parte de qualquer aprendizado. Temos que tomar bastante cuidado com este ponto que de maneira geral em nossa cultura, não somos muito tolerantes ao erro. Vamos ao que interessa?
ACREDITAR QUE MEU PRODUTO OU SERVIÇO FAZ SENTIDO FORA DO BRASIL
Somos apaixonados por nossas empresas. Isso é muito bem-vindo, mas não queira que outros mercados diferentes do Brasil validem o que você tem de oferta de valor sem que isso faça sentido para eles.
Muitos produtos ou serviços no Brasil apenas fazem sentido aqui. Estudar a aderência do seu produto ou serviço no mercado pretendido é essencial.
Estude o mercado antes de qualquer avanço. Nosso estudo de aderência de mercado Market Fit ajudará na tomada de decisão poupando seu maior recurso tempo.
COMEÇAR UMA OPERAÇÃO DE VENDAS EM DETRIMENTO DE ENTENDER O MERCADO
Jamais comece pelo fim. Vendas é o último estágio em um processo de internacionalização. Mesmo que sua empresa seja um e-commerce, entender como se comporta o consumidor no país que está abrindo fará toda a diferença.
ABRIR A EMPRESA COMO PONTO DE PARTIDA
Começar a gerar custos em euro não é a melhor das estratégias quando, na verdade, uma operação de sucesso deveria ao longo do tempo se pagar justamente com vendas efetuadas.
Para vender, não é só ter uma empresa aberta que fará a diferença, mas sim o seu posicionamento coerente à proposta de valor.
DO ESTUDO COMPORTAMENTAL PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Foram anos de estudo, análise e validações com um time português e meus sócios fundadores até entendermos que existiam componentes culturais bem além do idioma e que tornavam Portugal esta porta de entrada.
Efetivamente, percebemos que este processo reduz a probabilidade de insucesso do processo e dá respostas aos maiores desafios apresentados pelos promotores, que já iniciaram a internacionalização dos seus negócios.
O MUNDO PRECISA DO NOSSO DNA
Sem desmerecer outras culturas, acredito muito que como empresários brasileiros e propagadores dos valores do Brasil, temos a responsabilidade de levar cada vez mais para o mundo as marcas e serviços brasileiros.
O que nos falta? Acreditar mais em nosso potencial, mas ter os pés no chão quanto ao que faz sentido ou não.
Convido você a pensar com seriedade sobre esta possibilidade e conte conosco neste processo.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
LCM International Realty: Habitação Moderna em Braga: Conheça o Condomínio Fechado Malaposta
O condomínio fechado Malaposta surge como uma nova referência em…
Lifetime Investimentos: Revogado aumento do IOF: voltam as alíquotas anteriores
Na noite de quarta-feira, 25/06, o Senado e a Câmara…
Mental One: Retenção de Talentos e Saúde Mental: Qual a Conexão?
Em um cenário de mudanças aceleradas e competitividade global, a…
The Life Curators: O Mundo em Transição
De um lado do oceano, os EUA avaliam novas tarifas…
Soul Home Portugal: Notícia Relevante: Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprova acordo de equivalência de estudos com Portugal
Visando desburocratizar e harmonizar os procedimentos de reconhecimento de estudos…
Atlantic Hub: Impacto cultural: como negócios brasileiros influenciam o mercado português
A relação entre Brasil e Portugal vai muito além do…
Virgínia Haag: Você está preso ao passado? Liberte-se agora.
Você já sentiu que certas situações passadas ainda te controlam?…
Condição Especial da Câmara Portuguesa no Maior Evento Empresarial de Portugal para Negócios Brasileiros – Atlantic Connection 2025 [Atlantic Hub]
Participe do Atlantic Connection 2025 no World Trade Center São…
Tendências Globais em Saúde Mental Corporativa: O Que Podemos Aprender com Outros Países [Mental One]
A saúde mental deixou de ser um tema periférico no…
Estude em Portugal amplia sua rede do Centro de Formação Prepara Portugal, inaugurando sua segunda unidade no Porto: o Mega Campus São Bento [Estude em Portugal]
É com entusiasmo que anunciamos a inauguração da segunda unidade…
Atenção: Mudanças na Lei da Nacionalidade e Residência em Portugal [Start! Be Global]
Se você está em processo de cidadania, visto ou planeja…
Avaliação de Fornecedores: Pilar Estratégico para a Sustentabilidade e Competitividade Empresarial [APCER]
Num mercado cada vez mais atento ao desempenho ético, social…