Notícias
- Home
- Associados
- Plano de negócios – 6 aspectos importantes [HM Consultores]
Plano de negócios – 6 aspectos importantes [HM Consultores]

O que é um Plano de Negócios?
Um plano de negócios é um instrumento de gestão fundamental para qualquer empresa ou projeto, uma vez que define e sistematiza o rumo a seguir. A ausência de um plano de negócios pode significar uma falta de validação de pressupostos básicos para a sustentabilidade do negócio e conduzir a um conjunto de problemas, tais como:
• Falta de recursos financeiros para um crescimento;
• Ausência de técnicas e recursos de gestão para implementar novos projetos cuja implementação não tenha sido previamente planeada;
• Dificuldade em cumprir objetivos por ausência de metas claras e bem definidas;
• Dificuldade em apresentar a empresa ou projeto para potenciais investidores e/ou clientes;
• Dificuldade em segmentar e abordar o público-alvo.
Ao elaborar um plano de negócios dever dar-se destaque aos seguintes aspetos:
1. Definição e concisa do produto ou serviço e modelo de negócios
Boas ideias podem resultar em bons negócios, no entanto, o contrário nem sempre é verdade. Para materializar a ideia torná-la um negócio de sucesso é essencial definir, em primeira instância, o produto ou serviço e ajustar a sua oferta em função da necessidade a que vem responder. É igualmente necessário, em sede do plano de negócios, discutir e esclarecer a proposta de valor para o cliente, detalhar os recursos necessários, escolher o perfil de clientes alvo, explicitar os canais de distribuição e prever todas a fontes de custos e receitas.
2. Mercado e clientes
É essencial estudar o mercado, conhecer o perfil do público e quantificá-lo. Quando possível, é também uma mais-valia referir explicitamente no plano de negócios que clientes em particular serão o alvo, dando a conhecer a sua atividade.
3. Setor e concorrentes
Analisar em profundidade o setor onde a empresa opera (atratividade, crescimento, rentabilidade e intensidade competitiva) e identificar os mais diretos concorrentes (quem são, onde estão, qual a capacidade financeira de cada player) são também aspetos fulcrais no âmbito de um plano de negócios.
4. Plano estratégico
No plano estratégico de um plano de negócios, para além de se incluir a missão e visão, deve incluir-se os objetivos estratégicos e as alternativas estratégicas que permitem alcançar esses mesmos objetivos (ações concretas p.ex. ao nível da promoção e marketing que levem a empresa a alcançar os segmentos de mercado pretendidos).
5. Plano operacional
O plano operacional de um plano de negócios deve incluir um calendário de implementação e expor que operações e recursos necessários. Deverá incluir também informação sobre os fornecedores.
6. Plano financeiro
A apresentação do modelo financeiro é a última etapa do plano de negócios. Primeiramente, é feita uma estimativa ao investimento necessário, após o que se efetuam as previsões económico-financeiras (vendas, margens, custos com o pessoal, custos com serviços, estrutura de financiamento, etc). Esta estimativa tem como objetivo determinar a viabilidade dos negócios ou projeto. Com este estudo é possível retirar conclusões necessárias para avaliar a viabilidade do negócio. No plano financeiro de um plano de negócios pode ainda desenhar-se um conjunto de cenários de evolução do negócio permitam ter uma leitura dos seus riscos.
A HMBO é uma área de negócios do Grupo HM Consultores especializada nas áreas Fusões & Aquisições e Corporate Finance. Frequentemente, no âmbito de operações de angariação de capital ou levantamento de financiamento elaboramos planos de negócios, que suportem essas operações.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Teltex: Teltex no Porto do Pecém: detecção de incêndio em larga escala e infraestrutura crítica sob controle
O Complexo Portuário do Pecém, no Ceará, representa um marco…
LCM International Realty: Rua dos Limites: Elegância e conforto com vista mar
Apresentamos o Rua dos Limites, um projeto residencial único, localizado…
Portuguesa SAF: Lusa bate recorde no Instagram e chega a 10 milhões de visualizações
10 milhões. Esse é o total de visualizações que a…
Mental One: Tecnologia emocional: Ferramentas digitais de monitoramento e intervenção em saúde mental
A saúde mental no trabalho deixou de ser um tema…
The Life Curators: Como a The Life Curators eleva a jornada do cliente
Num mundo cada vez mais saturado de opções, o verdadeiro…
Scotwork: A arte de negociar resgates de reféns
Quando contei aos meus amigos que estava trabalhando com cursos…
Portuguesa SAF: Lusa supera 11 mil sócios-torcedores, vê base crescer e estuda repetir promoção no futuro
A Portuguesa já começa a colher os frutos da promoção…
The Life Curators: Retorno de Alta Performance
Agosto, no Brasil, pode não ser o mês tradicional das…
Mental One: Gestão de Crises Emocionais no Ambiente Corporativo: Protocolos e Preparação
O bem-estar emocional dos colaboradores vem ganhando protagonismo nas estratégias…
Virgínia Haag: Você está vivendo sua carreira ou apenas reagindo a ela?
Essa semana, Virgínia Haag trouxe uma reflexão essencial para quem…
Teltex: Com soluções integradas de videomonitoramento, controle de acesso e sensores inteligentes, os portos de Salvador, avançam para um novo
A gestão moderna de terminais portuários exige mais do que…
Teltex: CODEBA & Teltex videomonitoramento inteligente e arquitetura integrada de segurança portuária
Os portos brasileiros estão em constante transformação, acompanhando a crescente…