Notícias
- Home
- Associados
- Pode a Inflação Influenciar uma Fusão ou Aquisição? [HM Consultores]
Pode a Inflação Influenciar uma Fusão ou Aquisição? [HM Consultores]

Para os Baby Boomers, as cicatrizes que sentem dos dias de elevadas taxas de juro continuam a ser tão dolorosas que é fácil ver porque é que alguns políticos e financeiros de cabelo grisalho mostram um ainda silencioso alarme perante a possibilidade de a economia mundial sobreaquecer à medida que emerge da pandemia.
No terreno, o cobre a atinge recordes históricos e a subir 97% num ano no mercado de futuros, enquanto a madeira salta 283%, o milho 105%, o crude 104% e a energia mais de 300%, colocando as empresas sob pressão ao nível das margens de rentabilidade, incapazes de refletir tudo isto no consumidor nesta fase, a par da falta de componentes.
Vejamos então a forma como a inflação pode influenciar uma fusão ou aquisição.
1. O preço pago é tipicamente baseado no valor atual dos lucros futuros que o comprador pode esperar receber da empresa adquirida. Uma inflação imprevista reduz o valor real (ou seja, ajustado à inflação) dos valores futuros recebidos. Tipicamente os investidores irão querer garantir que tal não aconteça, introduzindo condições variáveis ao preço a pagar (earnouts), e as próprias projeções terão de garantir um modelo de negócio que propicie uma subida dos resultados líquidos superiores à inflação.
2. A inflação também pode afetar um negócio devido à forma como um aumento dos custos dos empréstimos pelos Bancos Centrais acabaria por influenciar as taxas de juro, secando a liquidez excessiva que existe atualmente no mercado para alavancar aquisições ou aumentos de capital. Simultaneamente as empresas confrontam-se com custos maiores no financiamento de projetos de investimento, colocando assim em causa as projeções de crescimento.
Desde então, o BCE mostrou-se relutante em aumentar a taxa de juro devido a receios de um crescimento mais lento. A taxa baixa foi obviamente mantida baixa durante a pandemia, para que governos e empresas pudessem sobreviver. Agora a inflação está a explodir e mais cedo ou mais tarde as taxas de juro irão aumentar, diminuindo as avaliações das empresas.
Na nossa perspetiva, para quem pondera um processo de venda, o momento é agora. Pois pode não haver um ambiente económico tão favorável durante pelo menos os próximos 10 anos.
De tudo isto se pode concluir que a inflação é relevante em negócios, principalmente quando a taxa de inflação é elevada e a duração do período de inflação é a longo prazo. Ainda não chegámos a esse ponto – na realidade, estamos apenas no ponto em que as pessoas estão a ficar nervosas com o que pode acontecer. Esse nervosismo pode começar a ser uma questão nas negociações em curso.
João Freitas, Diretor HMBO
𝐰𝐰𝐰.𝐡𝐦𝐛𝐨.𝐩𝐭 | 𝐢𝐧𝐟𝐨@𝐡𝐦𝐛𝐨.𝐩𝐭 | 𝟐𝟑𝟒 𝟑𝟕𝟕 𝟖𝟒𝟎
Fonte: Assessoria
- Publicado a
Notícias Relacionadas
LCM International Realty: Habitação Moderna em Braga: Conheça o Condomínio Fechado Malaposta
O condomínio fechado Malaposta surge como uma nova referência em…
Lifetime Investimentos: Revogado aumento do IOF: voltam as alíquotas anteriores
Na noite de quarta-feira, 25/06, o Senado e a Câmara…
Mental One: Retenção de Talentos e Saúde Mental: Qual a Conexão?
Em um cenário de mudanças aceleradas e competitividade global, a…
The Life Curators: O Mundo em Transição
De um lado do oceano, os EUA avaliam novas tarifas…
Soul Home Portugal: Notícia Relevante: Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprova acordo de equivalência de estudos com Portugal
Visando desburocratizar e harmonizar os procedimentos de reconhecimento de estudos…
Atlantic Hub: Impacto cultural: como negócios brasileiros influenciam o mercado português
A relação entre Brasil e Portugal vai muito além do…
Virgínia Haag: Você está preso ao passado? Liberte-se agora.
Você já sentiu que certas situações passadas ainda te controlam?…
Condição Especial da Câmara Portuguesa no Maior Evento Empresarial de Portugal para Negócios Brasileiros – Atlantic Connection 2025 [Atlantic Hub]
Participe do Atlantic Connection 2025 no World Trade Center São…
Tendências Globais em Saúde Mental Corporativa: O Que Podemos Aprender com Outros Países [Mental One]
A saúde mental deixou de ser um tema periférico no…
Estude em Portugal amplia sua rede do Centro de Formação Prepara Portugal, inaugurando sua segunda unidade no Porto: o Mega Campus São Bento [Estude em Portugal]
É com entusiasmo que anunciamos a inauguração da segunda unidade…
Atenção: Mudanças na Lei da Nacionalidade e Residência em Portugal [Start! Be Global]
Se você está em processo de cidadania, visto ou planeja…
Avaliação de Fornecedores: Pilar Estratégico para a Sustentabilidade e Competitividade Empresarial [APCER]
Num mercado cada vez mais atento ao desempenho ético, social…