Notícias

You are here:

Por que os Indicadores de Desempenho são importantes e como desenvolvê-los [Wiseplan]

O que é Indicador de Desempenho (KPI)

Indicador de desempenho ou indicador chave de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) é uma ferramenta que possibilita s empresas medirem o que está sendo executado e gerenciálo de forma adequada para alcançar as metas planejadas. Como disse William E. Deming, “Não se gerencia o que não se mede.”

Os indicadores são mais do que números declarados periodicamente, eles ajudam a determinar as estratégias operacionais e financeiras da empresa, apoiam os executivos e líderes de negócios na tomada de decisões e as equipes a se concentrarem no que é importante.

Por que os indicadores de desempenho são importantes?

Seu valor para os objetivos de negócios: os indicadores são importantes para os objetivos de negócio da empresa, para apoiar os executivos na tomada de decisões. É fundamental que os objetivos de negócio sejam comunicados de forma eficaz a todos da empresa, promovendo a responsabilidade individual e departamental para a organização.

Responsabilidades e motivação dos funcionários: os indicadores, ao serem acompanhados pela empresa, pode demonstrar ao funcionário um reconhecimento pelo seu trabalho, um sentimento de responsabilidade, promovendo um ambiente de trabalho favorável ao aprendizado e crescimento pessoal.

Gestão de desempenho: os indicadores facilitam na gestão de desempenho, pois possibilita que o funcionário veja, não somente o que ele está fazendo e seus resultados, mas também o que os outros estão fazendo. Isso garante que os funcionários estejam na mesma direção.

Verificação de Integridade: os indicadores apresentam uma visão objetiva da integridade da empresa, como, por exemplo, os seus principais riscos e os indicadores financeiros.

 

Como desenvolver Indicadores de Desempenho?

Os indicadores só serão úteis se você os identificar corretamente para o seu negócio. Eles devem estar alinhados à sua estratégia, ou então estará perdendo tempo e dinheiro.

Existem algumas etapas recomendadas para desenvolver os indicadores certos:

Inicie pela estratégia

O que a sua empresa está buscando alcançar? Definindo uma estratégia, fica mais fácil determinar os objetivos apropriados e assim descobrir os indicadores que serão implementados para alcança-los.

Descreva perguntas que você precisa responder

Fazer perguntas para as respostas que você precisa é importante para restringir mais o seu foco, pois as perguntas fornecem um sentido aos indicadores. Isso ajudará a determinar quais são os dados necessários a serem coletados, ou seja, quais indicadores são os mais adequados.

Escrever os indicadores

Sabendo as perguntas, será necessário definir os dados que você precisa para estabelecer quais os KPIs e as métricas são essenciais para responder a essas perguntas. Definidos, eles precisam ser claramente descritos. Os indicadores eficazes seguem a metodologia SMART, ou seja, garantir que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos determinados.

Certificar-se que são compreensíveis

É essencial que todos na organização entendam seus KPIs, o que a empresa está querendo alcançar e como está medindo este progresso, para que possam agir de acordo com eles, principalmente os responsáveis pelo indicador. Quando as pessoas entendem como trabalhar com estes dados, elas podem tomar decisões que

as levarão na direção certa, sendo capazes de responderem a pergunta: Como o que estou fazendo hoje pode afetar os indicadores?

Revisar os indicadores

É importante revisar os indicadores frequentemente, pois os negócios e clientes mudam, alguns indicadores talvez não sejam mais relevantes. Se planejar para verificar e avaliar os principais indicadores de desempenho e atualizá-los quando necessário.

 

Artigo elaborado pela especialista Luciana Lopes

Fonte: Assessoria

Share on facebook

Notícias Relacionadas