Notícias
- Home
- Associados
- Portugal adia mudanças no SEF [ASA Lawyers]
Portugal adia mudanças no SEF [ASA Lawyers]
O adiamento da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até maio de 2022 foi hoje aprovado na Assembleia da República em resultado de um projeto de lei que tem como justificação a pandemia de covid-19.
Este projeto de lei prorroga o prazo por seis meses da entrada em vigor da lei de 12 de novembro sobre a reestruturação do sistema português de controlo de fronteiras.
A lei de 12 de novembro estabelecia a extinção do SEF a 11 de janeiro de 2022 e determina que as atuais atribuições em matéria administrativa do SEF relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas pela Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), que o Governo terá de criar por decreto-lei, e pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), além de terem que ser transferidas as competências policiais para a PSP, GNR e Polícia Judiciária.
A APMA terá a “missão de concretizar as políticas públicas em matéria migratória e de asilo, nomeadamente a de regularização da entrada e permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional, emitir pareceres sobre os pedidos de vistos, de asilo e de instalação de refugiados, assim como participar na execução da política de cooperação internacional do Estado português no âmbito das migrações e asilo”.
Até à entrada em vigor do diploma que cria a APMA “são mantidas em vigor as normas que regulam os sistemas informáticos e de comunicações do SEF, incluindo as relativas à parte Nacional do Sistema de Informação Schengen e outros existentes no âmbito do controlo da circulação de pessoas, passando a sua gestão a ser assegurada por uma unidade de tecnologias de Informação de Segurança”.
Para mais informações, contacte um Advogado ASA Lawyers, através de geral@asalawyers.pt
Fonte: Assessoria
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Renault Trucks leva à IAA 2026 novas soluções para acelerar a descarbonização do transporte rodoviário [Nors]
A Renault Trucks irá apresentar, de 15 a 20 de…
A Inteligência Artificial precisa de regras. As empresas precisam de pessoas preparadas [The Life Curators]
Nesta semana, Genebra recebe um dos mais importantes encontros mundiais…
Nors nomeia Pedro Ferreira Monteiro para liderar a operação Volvo Trucks and Buses em Portugal [Nors]
Porto, 2 de julho de 2026 – A Nors anuncia…
The House View [AndBank]
Este House View reúne a visão do time de Investimentos…
O comportamento que trouxe você até aqui pode não levar você ao próximo nível [Virgínia Haag]
O comportamento que trouxe você até aqui pode não levá-lo…
O QALB nasce como uma pausa [Teresa Simões Arquitetura]
A Arquiteta Teresa Simões, associada à Câmara Portuguesa, é arquiteta…
Expanda seu portfólio de negócios com o Visto D4 e a Prepara Portugal [Estude em Portugal]
A busca por qualificação em Portugal continua crescendo e, com…
Até quando você vai adiar a sua transformação? [Virgínia Haag]
Você pretende adiar a sua transformação até quando? Essa é…
Renault Trucks entra no mercado dos comerciais ligeiros com as novas Master e Trafic [Nors]
A Renault Trucks reforça a sua presença no mercado português…
Renovação da Autorização de Residência em Portugal 2026: Guia Completo para Brasileiros [Start! Be Global]
Renovar a Autorização de Residência em Portugal no prazo correto…
Porque é que as empresas continuam a perder tempo com tarefas que nunca deveriam chegar aos seus líderes? [The Life Curators]
Durante muitos anos, acreditou-se que um bom líder era aquele…
Bison Bank apoia projeto “Explica-me” da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima [Bison Bank]
O Bison Bank reforçou o seu pilar de responsabilidade social…












