Saiba se o visto D7 é adequado para você e sua família [Soul Home Portugal]

O visto D7 é adequado principalmente para aqueles que recebem rendimentos passivos em outro país, podendo ser rendimentos de aposentadoria, pensão, aluguéis, aplicações, dividendos, dentre outros.

As dúvidas sempre surgem no momento de iniciar o processo de visto e, por essa razão, fizemos um breve apanhado de dúvidas comuns de nossos clientes para compartilhar aqui.

1. Quais são os principais requisitos para obter um visto D7?

Os principais requisitos são a comprovação dos meios de subsistência e de alojamento em Portugal para todo o agregado familiar, a contratação de um seguro médico internacional, a obtenção do certificado de antecedentes criminais da Polícia Federal no Brasil, além de outros documentos pessoais.

Os meios de subsistência devem ser comprovados não só pela informação sobre as fontes de renda passiva no Brasil ou em outros países, mas também é importante que seja feito o depósito dos valores em conta bancária em Portugal para o primeiro ano de residência. O mínimo exigido para a obtenção do visto D7 é de 12 vezes 1 salário mínimo português, mais 50% cada adulto da família e 30% para cada menor.

Já o alojamento em Portugal pode ser comprovado por meio de contrato de aluguel, de escritura de compra de imóvel, dentre outros documentos.

2. É possível trazer toda a família para Portugal?

Sim, o titular do visto D7 pode trazer os filhos menores e maiores estudantes a cargo, o cônjuge, sendo possível também trazer pais idosos. O reagrupamento familiar será realizado em Portugal, mas o agendamento na AIMA pode ser realizado quando a família ainda estiver no Brasil.

3. Quanto demora para sair o visto D7?

Tem levado cerca de 90 dias para o processamento do visto D7.

4. Qual o valor de rendimentos passivos preciso comprovar para estar ?

O dinheiro necessário para aplicar para o visto D7 é o equivalente a um ano de salário mínimo português. Ou seja, pelo menos 12x o salário mínimo em conta. Desta maneira, o ideal é que os seus rendimentos possam gerar por mês uma quantia que seja igual superior ao salário mínimo português, que é usado como base de cálculo para a subsistência no país.Porém, entenda que não é necessário ter um dinheiro caindo na sua conta mensalmente para tirar o visto. Eles podem ser uma distribuição de dividendos semestral ou anual, por exemplo. O que importa não é a periodicidade, mas que você possa extrair das suas posses o salário mínimo português por mês para se sustentar.

5. O visto D7 dá direito à nacionalidade portuguesa?

Sim, após 5 anos de residência, é possível ao titular do visto e seus familiares agregados requerer a nacionalidade portuguesa ou a autorização de residência permanente.

6. É possível trabalhar como autônomo ou como empregado? E podsso abrir uma emrpesa?

O titular da autorização de residência obtida pelo visto D7 tem o direito de trabalhar em Portugal, tanto como autônomo, como como empregrado, podendo também abrir empresa.

Deve-se sempre temr em mente que a comprovação de rendimentos passivos será necessária para a renovação da autorização, devendo, dessa forma, ser estes a principal fonte de renda para garantir o sustento da sua família.