Notícias

You are here:

Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica da BP mostra diferentes técnicas cirúrgicas em filmes 3D [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]

Grandes nomes da cirurgia robótica nacional e internacional estarão reunidos entre os dias 16 e 18 de setembro no Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica, promovido pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A instituição, que é referência nesse tipo de cirurgia no País, realiza o evento de forma virtual, abordando, em palestras, debates e aulas comentadas, todas as áreas cirúrgicas com indicação robótica.

O coordenador científico do evento, o oncologista cirúrgico Gustavo Guimarães, destaca que o simpósio tem uma vasta programação de apresentações de casos. “Reunimos os melhores especialistas em técnicas cirúrgicas em cada área e eles se revezarão nas quatro salas do evento para dividir conhecimento conosco”, explica o médico da BP. O destaque fica para a apresentação de filmes editados em 3D com o passo a passo das diferentes técnicas cirúrgicas em todas as especialidades que empregam cirurgia robótica. Para isso os inscritos receberão óculos próprios para acompanhar as cirurgias pelo computador.

Na seção relativa à Cirurgia Gastrointestinal, foram convidados 32 experts, que abordarão aspectos relacionados à cirurgia do esôfago, estômago, coloprocto, hepatobiliopancreática, cirurgia metabólica e da parede abdominal. Os debates farão parte dessa seção, com a apresentação de vídeos, indicações e resultados.

Já na seção de Urologia, especialidade de destaque quando se fala em cirurgia robótica, especialistas nacionais e internacionais discutirão o estado da arte da prostatectomia radical robótica, principal tratamento indicado em homens portadores do câncer de próstata localizado. Serão apresentados ainda vídeos e discussões técnicas sobre o tratamento cirúrgico dos tumores de rim e bexiga urinária, altamente complexos. E há espaço para cirurgias robóticas não oncológicas, que serão apresentadas por cirurgiões de excelência no assunto.

A programação científica também inclui palestras internacionais. No módulo de Mastologia, o médico Antonio Toesca, do Instituto Europeu de Mastologia, sediado em Milão (Itália), abordará a técnica e resultados da cirurgia robótica e aplicação na prática clínica. Já o médico Benjamin Sarfati, do Instituto Gustave Roussy de Paris (França), abordará o treinamento e desenvolvimento de cirurgia robótica da mama, além da mastectomia profilática e terapêutica na cirurgia robótica. 

Complementando a programação, no módulo Cabeça e Pescoço, os médicos Jeffery S. Magnuson, da Advent Health – Internacional (EUA); e Umamaheswar Duvvuri, da University of Pittsburgh School of Medicine (EUA) abordarão, respectivamente, os temas TORS: lições para o domínio da dissecção e TORS em CEC orofaringe HPV positivo. Já o médico sul-coreano Yoonwoo Koh falará sobre cirurgia robótica de pescoço.

Além de toda a programação científica, no último dia do evento ocorre também o lançamento do livro Princípios e Fundamentos da Cirurgia Robótica, de autoria dos médicos Gustavo Guimaraes, Dipen J. Parekh, José Eduardo Távora, Bruno Nahar e Gisele Junger.

A programação completa e inscrições para o Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica podem ser realizadas no site da BP.

Serviço:

O que: Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica

Quando: entre os dias 16 e 18 de setembro, das 8h às 18h

Inscrições: https://www.bp.org.br/educacao-e-pesquisa/eventos-cientificos/simposio-latino-americano-de-robotica-da-bp

Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas