Como Abrir Empresa Em Portugal Sendo Brasileiro [Atlantic Hub]

Portugal nos últimos anos tem se destacado como um dos melhores destinos para brasileiros que querem empreender fora do Brasil.

Além do idioma, Portugal tem um outro ponto de destaque que são as linhas de financiamento para a abertura de novos negócios. De linhas derivadas da União Europeia a linhas mais regionais ou ainda municipais, são centenas de possibilidades que estão na mesa.

CONFIRA AQUI O PASSO A PASSO COMPLETO:

1. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIOS:

O primeiro passo é pensar em uma boa ideia, um nome para a sua empresa, uma logo e preparar um plano de negócios bem completo, que funciona como um “guia” de orientação para você.

A construção deste plano de negócios pode ser muito enriquecida e facilitada com o Market Fit, ferramenta desenvolvida pela Atlantic Hub, que te ajudará a compreender as tendências de mercado em Portugal, com visão sobre concorrência, elementos jurídicos, linhas de financiamento, o ecossistema local e matriz SWOT.

2. DEFINA QUAL TIPO DE EMPRESA QUER ABRIR

Com capital mínimo variável, o segundo passo é definir qual tipo de empresa pretende abrir em Portugal: singular (individual) ou coletiva.

Empresa singular

Principais características:

Nome individual do empresário;

Sociedade Unipessoal por Quotas;

Estabelecimento individual de responsabilidade.

Empresa coletiva

Principais características:

Sociedade por Quotas;

Sociedade Anônima (AS);

Sociedade em nome coletivo;

Sociedade em Comandita;

Cooperativa.

Nessa etapa, é necessário também definir qual será a descrição da sua atividade, o CAE (Classificação Portuguesa das Atividades Econômicas). Ah, nesse momento você precisará escolher quem será o seu contador, que te ajudará com segurança a escolher o melhor tipo de enquadramento, regime tributário, entre outras coisas.

3. Reúna a documentação necessária

Agora é hora de reunir a documentação necessária para executar a abertura da empresa:

Cartão de Cidadão ou NIF Portugal (o NIF é como o CPF no Brasil – feito na Loja do Cidadão);

Registro comercial;

Inscrição na Segurança Social;

Declaração de início de atividade;

Certificado de admissibilidade;

Depósito do capital social;

Preparação do ato constitutivo de sociedade.

4. MOMENTO DE ABRIR SUA EMPRESA EM PORTUGAL

Você pode fazer a abertura da empresa pela Internet, basta acessar o Portal do Cidadão. Em menos de uma hora certamente a sua empresa estará criada.

Se desejar abrir sua empresa presencialmente, para evitar erros e também para poder tirar dúvidas, vá até o balcão da “Empresa na Hora” em uma das principais cidades e faça tudo por lá.

5. ABERTURA DA CONTA BANCÁRIA

Agora você deve ir até um banco e abrir uma conta bancária em Portugal, em nome da empresa. Nesse caso, você pode optar por bancos públicos ou privados.

Analise sempre as taxas mensais, as condições, benefícios e veja qual banco pode ser mais vantajoso para a sua empresa.

6. INICIE SUA ATIVIDADE

O último passo desse processo de abertura de empresa é dar início à atividade com o NIB (número bancário). Normalmente é o contador que cuida disso e, a partir daí, a sua empresa já estará legalizada em Portugal.

Empreenda em Portugal com quem mais entende sobre o país. Venha para a Atlantic Hub: https://materiais.atlantichub.com/atlantic-cpsp-marketfit