Notícias
- Home
- Associados
- Comunicação assertiva é ferramenta essencial no mundo corporativo [Vera Moreira Comunicação]
Comunicação assertiva é ferramenta essencial no mundo corporativo [Vera Moreira Comunicação]

2022 é um ano que promete muitas notícias e milhões de informações: variantes da Covid, empresas quebrando, startups crescendo, conflitos internacionais, oscilação do mercado, impacto na economia, eleições, fake news, conflito de ideias, Copa do Mundo, marketing, green watching, ESG, direitos civis, sustentabilidade, muitos vídeos e podcasts técnicos ou não, novas redes sociais, mensagens de todo tipo e naipe.
Há excesso de conteúdo. As pessoas devem selecionar o que ler, ouvir e ver. Podcasts, vídeos, e-books e cards têm aos montes, desde os veículos de comunicação sérios até de amigos e clientes que você tem que ver, dar like e até fazer comentário para marcar presença.
Mas o que realmente faz a diferença na comunicação, que faça sentido para nosso dia a dia e para os negócios? Assertividade no conteúdo.
Para selecionar essa overdose de conteúdo e nas mais diferentes plataformas, sem perder muito tempo, é preciso entender o que interessa e estar aberto à vários pontos de vista para ter repertório de análise.
Empresas precisam de comunicação com conexão e transparência. Clientes, seguidores, fornecedores e colaboradores precisam sentir credibilidade na informação.
Saber que seu empreendimento é referência no mercado e fonte para a imprensa fazem toda a diferença. Assim como ser reconhecido por premiações, comentários externos de relevância, por processos de produção, ações de cidadania, direitos civis e ambientais.
Para profissionais liberais e prestadores de serviço, a comunicação eficaz mostrando com clareza a expertise, resultados positivos e histórico de mercado justificarão uma contratação.
A comunicação interna reforça os valores e os propósitos da empresa, com clareza para os colaboradores, com campanhas que ajudem no trabalho à distância, incentivem a criatividade e comprometimento, além de difundir a cultura da companhia/empreendimento.
A comunicação externa é a âncora da imagem de qualquer negócio, seja através da assessoria de imprensa, na produção de conteúdo pelas diversas plataformas de divulgação.
Com 40 anos de jornalismo e 26 anos como empresária de comunicação corporativa, posso afirmar que a internet do bem não permite mentiras e enganações quando o discurso está alinhado com o propósito da empresa e fontes. Hoje se desmarcara quem for, a qualquer hora. Está tudo registrado. Pessoas que difamam outras são desmascaradas e não conseguem palco. Fake News destroem imagens, as agências de checagem conseguem restabelecer a verdade e darão novo olhar sobre as narrativas.
Empresas, empreendedores, executivos, acadêmicos, fontes, jornalistas, políticos, aspirantes a influenciadores e qualquer um que imagina que pode contribuir com a sociedade devem revisar como se comunicam. Se cuidem, fiquem na linha, usem suas redes com bom senso e – principalmente – dentro da verdade. Consumir é um ato político e o cidadão tem mais força do que imagina.
Por isso, a comunicação feita por comunicólogos é uma ferramenta eficaz para ter uma mensagem assertiva e que vai colaborar com qualquer negócio.
* Vera Moreira é jornalista, fundadora da Vera Moreira Comunicação e do portal de notícias Organics News Brasil.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
LCM International Realty: Habitação Moderna em Braga: Conheça o Condomínio Fechado Malaposta
O condomínio fechado Malaposta surge como uma nova referência em…
Lifetime Investimentos: Revogado aumento do IOF: voltam as alíquotas anteriores
Na noite de quarta-feira, 25/06, o Senado e a Câmara…
Mental One: Retenção de Talentos e Saúde Mental: Qual a Conexão?
Em um cenário de mudanças aceleradas e competitividade global, a…
The Life Curators: O Mundo em Transição
De um lado do oceano, os EUA avaliam novas tarifas…
Soul Home Portugal: Notícia Relevante: Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprova acordo de equivalência de estudos com Portugal
Visando desburocratizar e harmonizar os procedimentos de reconhecimento de estudos…
Atlantic Hub: Impacto cultural: como negócios brasileiros influenciam o mercado português
A relação entre Brasil e Portugal vai muito além do…
Virgínia Haag: Você está preso ao passado? Liberte-se agora.
Você já sentiu que certas situações passadas ainda te controlam?…
Condição Especial da Câmara Portuguesa no Maior Evento Empresarial de Portugal para Negócios Brasileiros – Atlantic Connection 2025 [Atlantic Hub]
Participe do Atlantic Connection 2025 no World Trade Center São…
Tendências Globais em Saúde Mental Corporativa: O Que Podemos Aprender com Outros Países [Mental One]
A saúde mental deixou de ser um tema periférico no…
Estude em Portugal amplia sua rede do Centro de Formação Prepara Portugal, inaugurando sua segunda unidade no Porto: o Mega Campus São Bento [Estude em Portugal]
É com entusiasmo que anunciamos a inauguração da segunda unidade…
Atenção: Mudanças na Lei da Nacionalidade e Residência em Portugal [Start! Be Global]
Se você está em processo de cidadania, visto ou planeja…
Avaliação de Fornecedores: Pilar Estratégico para a Sustentabilidade e Competitividade Empresarial [APCER]
Num mercado cada vez mais atento ao desempenho ético, social…