Notícias
- Home
- Associados
- Instituto dos Registos e do Notariado condenado a analisar processos de nacionalidade de familiares apresentados em conjunto [Soul Home Portugal]
Instituto dos Registos e do Notariado condenado a analisar processos de nacionalidade de familiares apresentados em conjunto [Soul Home Portugal]
Buscando introduzir melhorias e agilidade na tramitação dos procedimentos de nacionalidade, desde abril de 2022 o Regulamento da Nacionalidade Portuguesa passou a permitir a apresentação conjunta de pedidos de nacionalidade por familiares ligados entre si pelo casamento ou união estável, pela adoção ou por parentesco até ao terceiro grau, de forma a permitir o aproveitamento de atos, diligências e documentos comuns – a chamada “apensação de processos”. Nesses casos, os requerimentos devem ser apresentados no mesmo dia, obrigatoriamente, e sua análise é feita sequencialmente, na ordem da dependência entre os requerimentos.
Recentemente, alguns conservadores – funcionários do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) responsáveis pela análise e decisão dos processos de nacionalidade – passaram a indeferir alguns requerimentos apresentados em conjunto, sob o argumento de que os processos de familiares, como pais e filhos ou de cônjuges tramitariam em tempos diferentes, e por isso não poderiam ser anexados uns aos outros, o que, de acordo com tais conservadores, seria “inconveniente” para a administração pública .
No caso de uma requerente brasileira, que é neta de nacional português, e de seu filho, os requerimentos de nacionalidade foram apresentados em conjunto e no mesmo dia, conforme prevê o Regulamento da Nacionalidade, porém, o processo do filho foi indeferido sob o argumento da tramitação em tempos diferentes.
Por entenderem que a decisão do IRN é ilegal, contrariando o Regulamento da Nacionalidade, os advogados da Soul Home Portugal levaram o caso ao Tribunal Administrativo, e obtiveram uma decisão favorável, a qual anulou o indeferimento da nacionalidade do filho, e condenou o IRN a retomar o processo anteriormente indeferido, respeitando a regra do Direito Administrativo português, que determina que se o processo do filho depende da decisão no processo da mãe, o IRN deve suspender o processo do filho até que a decisão da qual depende seja emitida, conforme prevê a lei.
- Publicado em
Notícias relacionadas
Até quando você vai adiar a sua transformação? [Virgínia Haag]
Você pretende adiar a sua transformação até quando? Essa é uma pergunta que merece uma…
Renault Trucks entra no mercado dos comerciais ligeiros com as novas Master e Trafic [Nors]
A Renault Trucks reforça a sua presença no mercado português com o início da comercialização…
Renovação da Autorização de Residência em Portugal 2026: Guia Completo para Brasileiros [Start! Be Global]
Renovar a Autorização de Residência em Portugal no prazo correto é uma das obrigações mais…
Porque é que as empresas continuam a perder tempo com tarefas que nunca deveriam chegar aos seus líderes? [The Life Curators]
Durante muitos anos, acreditou-se que um bom líder era aquele que conseguia resolver tudo. Hoje…
Bison Bank apoia projeto “Explica-me” da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima [Bison Bank]
O Bison Bank reforçou o seu pilar de responsabilidade social através do apoio ao projeto…
Panorama Cambial e Econômico (22/06/2026) [Ebury Bank]
O mercado global virou a chave após uma postura marcadamente hawkish do Federal Reserve, ou…
Quanto custa um serviço de concierge? [The Life Curators]
A pergunta sobre quanto custa um serviço de concierge é cada vez mais comum entre…
Nors reorganiza operações das marcas Volvo e SDLG no segmento de Equipamentos de Construção no Brasil [Nors]
No âmbito da evolução estratégica do negócio de Equipamentos de Construção no Brasil e no…
Portugal 2026: A linha do tempo completa de tudo que já mudou (e que ainda vai mudar) [Start! Be Global]
Em nenhum outro ano recente houve tanta mudança simultânea nas regras que afetam quem quer…
Due diligence no Golden Visa Portugal: checklist completo para investidores [Start! Be Global]
Atualizado conforme Lei Orgânica n.º 1/2026, em vigor desde 19 de maio de 2026. Processos…
Panorama cambial e econômico (15/06/2026) [Ebury Bank]
Panorama cambial e econômico (15/06/2026).
A formação dos colaboradores: um investimento estratégico para o futuro das empresas [The Life Curators]
Num contexto económico marcado por rápidas transformações tecnológicas, mudanças nos modelos de negócio e crescente…











