Como comprar um imóvel em Portugal [Conexão Europa Imóveis]

Hoje vamos falar sobre como comprar um imóvel em Portugal.

O que é necessário? Quais as etapas? Quais os documentos necessários? Se precisar de financiamento o que fazer?

Hoje vamos tirar essas dúvidas juntos!

Primeiro que tudo, antes de comprar uma casa, devemos ter em atenção e consideração alguns pontos importantes, tais como:

– Localização;

– Qual a tipologia;

– Quais os valores minimos e máximos que consigo ir?

– Preciso de financiamento? Consigo o financiamento?

A localização e a tipologia do apartamento vai fazer uma diferença no valor final do Imóvel, neste caso a diferença maior é a localização, quanto mais afastado do centro da cidade, mais barato ficará.

Será importante definir de inicio quais os valores minimos e máximos que pretende e consegue ir. Se definir estes pontos importantes desde o inicio facilitará muito as pesquisas de imóveis e futuras visitas. O processo será bastante mais fácil, pois não iremos sair da fora da zona de conforto.

Se for necessário um financiamento bancário:

O que é necessário para pedir um financiamento bancário ou para obter uma pré-aprovação?

– Bilhete de identidade/Cartão de cidadão/Passaporte;

– Número de contribuinte;

– 3 últimos recibos de ordenado/salário;

– Declaração da entidade patronal (Se é efetivo ou a termo no seu trabalho/emprego);

– Nota de liquidação (terá de ser a última);

– Os três/3 últimos extratos bancários (do banco ou bancos com qual “trabalha”/tem conta);

– Informação dos encargos, se existem, nomeadamente montantes em dívida, prazos de empréstimos, cópias de contratos, etc…

Se não for necessário um financiamento bancário:

– Bilhete de identidade/Cartão de cidadão/Passaporte;

-Número de contribuinte;

– Naturalidade;

– Estado civil;

– Morada de residência;

Em caso de empresários em nome individual, além de todos os pontos referidos acima, serão necessários:

– 6 últimos recibos verdes;

– Declaração de início de atividade.

Para comprar um imóvel, será tambem necessário mais alguns pontos importantes, como saber que taxas terei de pagar, quais comissões associadas pelo banco, quais custos notariais e impostos?

1. IMT, que é o imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis. O que é? É o imposto a pagar na escritura, o seu valor também é calculado sobre o valor da escritura ou o valor tributário do imóvel, incindindo sobre o mais elevado dos dois.

2. Taxas, que é o imposto progressivo, cuja taxa pode aumentar de acordo com o valor do imóvel, que tem em conta também o tipo de imóvel, a localização e o objetivo da mesma em adquiri-lo. Ou seja, se for para habitação própria ou secundária.

3. Imposto de selo, que é no geral o imposto que abrange o imóvel e não só, como o todos os tipos de contratos não sujeitos a IVA, (O IVA é um imposto indireto que se aplica sobre o consumo. Diz-se que é um imposto indireto, uma vez que o fisco não retira diretamente do tributário (contribuinte), apesar de ser um imposto geral traz consigo uma tabela de taxas.

4. IMI, o IMI não associado à compra de um imóvel mas sim ao proprietário, e já que irá ser proprietário de um imóvel terá também de pagar anualmente este imposto.

E quanto ao imóvel, quais os documentos necessários para poder adquiri-lo?

– Caderneta Predial, que é o documento emitido pela autoridade tributária e aduneira onde constam os dados e informações do imóvel;

– Certidão do registo predial ou a certidão de teor, que é o documento emitido pela conservatória do registo que contém informação sobre a localização e composição do imóvel e seus titulares;

– Licença de utilização que é o documento emitido pela câmara correspondente à sua localização, indica se está tudo ok de acordo com a legislação em vigor;

– Certificado energético, o documento emitido pela agência nacional de energia, que indica a eficácia energética da propriedade;

– Ficha técnica de habitação, o documento que indica principais características técnicas e funcionais do imóvel:

– A declaração de não dívida ao condominio,é o documento que garante que não existem dívidas ao condominio.

Queres comprar um imóvel em Portugal, e não sabes por onde começar? O que será necessário? A Conexão Europa Imóveis, ajuda e resolve tudo por ti!

Entra em contacto conosco e nós iremos ajudar-te desde a 1ª etapa à última!

O Conexão Europa Imóveis é a tua casa aqui em Portugal.

www.conexaoeuropaimoveis.pt

Contacto telefónico: 913 915 855