Notícias
- Home
- Associados
- 5 Dicas Para Um Armazém…
5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]
![](https://www.camaraportuguesa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Leanked-Armazem-Altamente-Eficiente-768x404.jpg)
Um armazém organizado tem um papel chave na cadeia de abastecimento, pelo que é primordial manter uma abordagem séria e estruturada para que toda a cadeia de valor operacional funcione eficazmente.
Infelizmente organizar corretamente um armazém é mais complexo do que aparenta, por isso, cada decisão deverá ter em consideração o aumento da produtividade, a otimização do espaço, a redução de custos e proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Com isto em mente, apresentamos 5 dicas básicas com o intuito de ajudar e fomentar a melhoria operacional de um armazém:
1. Implementar um “Smart Layout” e revê-lo periodicamente
Existem milhares de possíveis combinações de espaço e prateleiras num armazém, mas poucas que maximizam o uso do espaço disponível. Práticas simples como armazenar os itens mais usados numa zona frontal e de fácil acesso, armazenar itens que são vendidos juntos perto uns dos outros ou guardar nas mesmas prateleiras itens com tamanhos e formas similares. Isto evita que se percam pequenos itens no meio de caixas consideravelmente maiores e permite um melhor uso do espaço vertical. Para garantir que isso se mantém é aconselhável rever o layout anualmente ou bianualmente, de forma a acompanhar as mudanças de itens que possivelmente irão acontecer.
2. Dar uso ao espaço vertical
Um dos principais obstáculos no dia-a-dia de um operador de armazém é lidar com a falta de espaço. Antes de considerar expandir o armazém horizontalmente deve-se analisar o espaço vertical disponível e verificar se realmente está a ser bem aproveitado. Com prateleiras mais altas e equipamento de recolha e armazenamento adequados é possível otimizar e rentabilizar o seu armazém.
3. Eliminar ações de valor não acrescentado
A abordagem Lean consiste na busca incessável pela eliminação de todo e qualquer desperdício, para isso é aconselhável examinar todos os processos regularmente e garantir que “passos” desnecessários não estão a ser efetuados. Por exemplo, garantir que os itens mais “populares” não alteraram ou analisar se a recolha de dados está a ser feita corretamente.
4. Manter o armazém limpo
Parece ser um ponto óbvio, mas por isso mesmo se peca muito nesta questão. Disponibilizar 1 ou 2 horas todos os meses para limpar o armazém poderá levar a um aumento substancial na eficiência, os colaboradores facilmente identificam o que está em falta, em excesso ou mal armazenado e poderá proporcionar uma movimentação mais rápida. Não menos importante é o impacto visual que tem, um armazém sujo e desorganizado indica aos visitantes externos que existe uma falta de eficiência óbvia, potencial lucro perdido ou que o staff está simplesmente sobrecarregado.
5. Formar funcionários com regularidade
Uma equipa bem treinada requer tempo e repetição. Um erro comum nas empresas é dar uma formação inicial aos colaboradores e não repetir com regularidade as mesmas ou até novas formações. Só é retida uma pequena percentagem do que é ensinado e o novo conhecimento é construído através do que já foi adquirido anteriormente, portanto quanto mais expostos a informação os colaboradores estiverem mais informação fica retida. Assim, manter o armazém organizado passa a ser algo cultural e não como uma obrigação paralela às responsabilidades de cada um.
Eficiência é uma combinação de boas práticas, vigilância e senso comum. Mantendo-se informado sobre as novidades de equipamentos, técnicas e assegurando a revisão periódica dos procedimentos, facilmente se garante a melhoria contínua e o sucesso de um armazém.
A Leanked apresenta um serviço de consultoria dedicado à organização e otimização de armazéns e de processos logísticos.
Gabriel Cardoso
Consultor Leanked
- Publicado a 15 de Março de 2022
Notícias Relacionadas
Atlantic Connection 2024 [Atlantic Hub]
O Atlantic Connection é uma imersão empresarial, onde empresários, empreendedores…
Webinar – Golden Visa e investimentos em Portugal [Soul Home Portugal]
Nesse Webinar, você conhecerá o Golden Visa português, as modalidades…
Como adaptar sistemas de segurança eletrônica nas escolas para atender alunos e funcionários com necessidades especiais [Teltex Tecnologia]
A inclusão é um princípio fundamental em qualquer instituição educacional,…
Missão Web Summit 2024 [Atlantic Hub]
Missão Empresarial Web Summit Lisboa 10 a 15 Novembro 2024
Tendências em videomonitoramento para transportes públicos [Teltex Tecnologia]
O videomonitoramento nos sistemas de transporte público está passando por…
Com regra de transparência, taxa fixa ganha novos adeptos [Aware Investments]
Na contagem regressiva para o início das regras complementares de…
Projetos que refletem singularidade [Teresa Simões Arquitetura e Interiores]
A maestria em combinar modernidade e funcionalidade no processo projetual…
Alienação fiduciária imprimiu nova dinâmica à recuperação de crédito [Reis Advogados]
A alienação fiduciária foi introduzida no Brasil por meio da…
Mais do que compra e venda de moedas: uma consultoria completa em câmbio [Lifetime]
Já imaginou contar com um time de profissionais que acompanha…
Participe da Live no LinkedIn sobre Carreira Global com Virginia Haag [Virginia Haag]
Você já considerou seguir uma carreira global? Na live do…
Lei 14.905/24 – Alteração no Código Civil – Padronização de Correção Monetária e Juros [Campos Thomaz Advogados]
A Lei 14.905/24, publicada e vigente a partir do dia…