Notícias
- Home
- Associados
- 5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]
5 Dicas Para Um Armazém Altamente Eficiente [HM Consultores]

Um armazém organizado tem um papel chave na cadeia de abastecimento, pelo que é primordial manter uma abordagem séria e estruturada para que toda a cadeia de valor operacional funcione eficazmente.
Infelizmente organizar corretamente um armazém é mais complexo do que aparenta, por isso, cada decisão deverá ter em consideração o aumento da produtividade, a otimização do espaço, a redução de custos e proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Com isto em mente, apresentamos 5 dicas básicas com o intuito de ajudar e fomentar a melhoria operacional de um armazém:
1. Implementar um “Smart Layout” e revê-lo periodicamente
Existem milhares de possíveis combinações de espaço e prateleiras num armazém, mas poucas que maximizam o uso do espaço disponível. Práticas simples como armazenar os itens mais usados numa zona frontal e de fácil acesso, armazenar itens que são vendidos juntos perto uns dos outros ou guardar nas mesmas prateleiras itens com tamanhos e formas similares. Isto evita que se percam pequenos itens no meio de caixas consideravelmente maiores e permite um melhor uso do espaço vertical. Para garantir que isso se mantém é aconselhável rever o layout anualmente ou bianualmente, de forma a acompanhar as mudanças de itens que possivelmente irão acontecer.
2. Dar uso ao espaço vertical
Um dos principais obstáculos no dia-a-dia de um operador de armazém é lidar com a falta de espaço. Antes de considerar expandir o armazém horizontalmente deve-se analisar o espaço vertical disponível e verificar se realmente está a ser bem aproveitado. Com prateleiras mais altas e equipamento de recolha e armazenamento adequados é possível otimizar e rentabilizar o seu armazém.
3. Eliminar ações de valor não acrescentado
A abordagem Lean consiste na busca incessável pela eliminação de todo e qualquer desperdício, para isso é aconselhável examinar todos os processos regularmente e garantir que “passos” desnecessários não estão a ser efetuados. Por exemplo, garantir que os itens mais “populares” não alteraram ou analisar se a recolha de dados está a ser feita corretamente.
4. Manter o armazém limpo
Parece ser um ponto óbvio, mas por isso mesmo se peca muito nesta questão. Disponibilizar 1 ou 2 horas todos os meses para limpar o armazém poderá levar a um aumento substancial na eficiência, os colaboradores facilmente identificam o que está em falta, em excesso ou mal armazenado e poderá proporcionar uma movimentação mais rápida. Não menos importante é o impacto visual que tem, um armazém sujo e desorganizado indica aos visitantes externos que existe uma falta de eficiência óbvia, potencial lucro perdido ou que o staff está simplesmente sobrecarregado.
5. Formar funcionários com regularidade
Uma equipa bem treinada requer tempo e repetição. Um erro comum nas empresas é dar uma formação inicial aos colaboradores e não repetir com regularidade as mesmas ou até novas formações. Só é retida uma pequena percentagem do que é ensinado e o novo conhecimento é construído através do que já foi adquirido anteriormente, portanto quanto mais expostos a informação os colaboradores estiverem mais informação fica retida. Assim, manter o armazém organizado passa a ser algo cultural e não como uma obrigação paralela às responsabilidades de cada um.
Eficiência é uma combinação de boas práticas, vigilância e senso comum. Mantendo-se informado sobre as novidades de equipamentos, técnicas e assegurando a revisão periódica dos procedimentos, facilmente se garante a melhoria contínua e o sucesso de um armazém.
A Leanked apresenta um serviço de consultoria dedicado à organização e otimização de armazéns e de processos logísticos.
Gabriel Cardoso
Consultor Leanked
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Condição Especial da Câmara Portuguesa no Maior Evento Empresarial de Portugal para Negócios Brasileiros – Atlantic Connection 2025 [Atlantic Hub]
Participe do Atlantic Connection 2025 no World Trade Center São…
Tendências Globais em Saúde Mental Corporativa: O Que Podemos Aprender com Outros Países [Mental One]
A saúde mental deixou de ser um tema periférico no…
Estude em Portugal amplia sua rede do Centro de Formação Prepara Portugal, inaugurando sua segunda unidade no Porto: o Mega Campus São Bento [Estude em Portugal]
É com entusiasmo que anunciamos a inauguração da segunda unidade…
Atenção: Mudanças na Lei da Nacionalidade e Residência em Portugal [Start! Be Global]
Se você está em processo de cidadania, visto ou planeja…
Avaliação de Fornecedores: Pilar Estratégico para a Sustentabilidade e Competitividade Empresarial [APCER]
Num mercado cada vez mais atento ao desempenho ético, social…
Novo Empreendimento no Porto: Localização Estratégica com Alto Potencial de Valorização [LCM International Realty]
A poucos metros da emblemática Avenida da Constituição, no coração…
A Tecnologia Evolui, Mas o Toque Humano Continua Essencial [The Life Curators]
O mundo da assistência pessoal segue em transformação, e o…
Start! Be Global: Portugal anuncia possíveis mudanças nas regras para obtenção da nacionalidade e residência: o que pode mudar?
O Governo português apresentou, no dia 23 de junho de…
The Life Curators: A assistência executiva e pessoal em 2025
Assistência pessoal e executiva não é um luxo. É uma…
Conexão Europa Imóveis: Viver na Expo: Modernidade, Conforto e uma Vista Privilegiada
O Parque das Nações, conhecido popularmente como Expo, é uma…
Scotwork: A Profundidade da Conexão em tempos de Incerteza
Não, não se preocupe, não estou falando do seu par.…
Mental One: O papel do RH na construção de uma cultura de cuidado psicológico
A pauta da saúde mental nunca esteve tão em alta…