Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV com Inteligência Artificial [Teltex Tecnologia]

Resumo:

A Teltex Tecnologia, recentemente vinculada à Câmara Portuguesa, destaca-se como

um dos três principais integradores de tecnologias de segurança no Brasil, conforme o

Ranking Top 200 TI da revista Informática Hoje, com dados auditados pela Fundação

Getúlio Vargas. Com uma linha de produção própria e uma equipe especializada em

pesquisa e desenvolvimento, a empresa está na vanguarda tanto da segurança física

quanto da digital. Neste artigo, a Teltex Tecnologia compartilha com nossos

associados uma visão abrangente das inovações no mercado de segurança

Artigo:

A crescente evolução das demandas de segurança em um mundo em constante transformação tem desafiado organizações a repensarem e aprimorarem seus sistemas de vigilância. Nesse contexto, a implementação de Sistemas de Gerenciamento de Vídeo (VMS) avançados surge como uma solução crucial para estender a eficácia das câmeras tradicionais e dos sistemas legados de CFTV, impulsionando uma revolução na segurança por meio da incorporação de inteligência artificial (IA).

Os sistemas legados muitas vezes enfrentam a obsolescência diante das crescentes exigências, mas a adoção de VMS avançados não apenas preserva o investimento já realizado nesses sistemas, como também abre as portas para uma era de segurança inovadora. A capacidade desses sistemas de agregar inteligência aos dispositivos existentes redefine o cenário da segurança, transformando câmeras convencionais em ferramentas analíticas poderosas.

Um aspecto interessante é que esses sistemas robustos não demandam, como muitos imaginam, uma complexa (e cara) infraestrutura de servidores, conexão e processamento. Isso porque muitos deles disponibilizam versões em nuvem, garantindo análises imediatas e com alta precisão. A fusão entre inteligência artificial e sistemas legados é viabilizada por algoritmos sofisticados que capacitam as câmeras a processar e analisar dados de maneira inteligente, possibilitando a implementação de uma variedade impressionante de analíticos de vídeo.

Ao entender como cada analítico de vídeo funciona, percebemos que essas ferramentas não são apenas acessórios tecnológicos, mas sim aliadas poderosas na proteção de espaços e na prevenção de incidentes. Investir em VMS avançados é mais do que uma atualização tecnológica; é um passo fundamental para um futuro mais seguro e inteligente.

Além disso, a integração de inteligência artificial nos sistemas de gerenciamento de vídeo não apenas estende a vida útil das câmeras tradicionais, mas redefine os padrões de segurança. Por exemplo, a detecção de movimento utilizando algoritmos para identificar mudanças no campo de visão da câmera é essencial para a vigilância de áreas restritas. Além disso, a detecção de intrusão monitora padrões de movimento, diferenciando entre atividades normais e intrusões não autorizadas, como atividades fora dos horários normais de funcionamento de um ponto comercial.

Outros analíticos de vídeo, como a detecção de faces, contagem de pessoas, monitoramento de densidade de multidões, entre outros, proporcionam uma análise mais precisa e personalizada, contribuindo para uma gestão mais eficiente de espaços públicos e privados.

Portanto, a convergência entre VMS avançados e inteligência artificial está revolucionando a segurança, tornando as câmeras de vigilância não apenas observadoras, mas também analíticas e preventivas. É fundamental acompanhar de perto essa transformação na segurança para garantir um ambiente mais seguro e inteligente para todos.