Notícias
- Home
- Associados
- Carta Mensal Aware – Maio 2021 [Aware Investments]
Carta Mensal Aware – Maio 2021 [Aware Investments]
Acesse nossa CARTA MENSAL AWARE – MAIO 2021
DESTAQUES:
>> A inflação voltou ao centro das atenções em diversas regiões do mundo. Consequência da combinação de um brutal choque negativo de oferta (decorrente da pandemia de Covid-19) com um significativo impulso à demanda (decorrente das medidas implementadas para aliviar os impactos da pandemia nas economias). As preocupações com a inflação global e política monetária futura, entretanto, não foram suficientes para interromper a sequência de altas mensais na bolsa americana, com o índice S&P500 subindo 0,55% no mês, a quarta alta consecutiva mensal no ano.
>> O Ibovespa engatou o terceiro mês consecutivo de alta expressiva, com valorização de 6,2%, alcançando a máxima histórica de 126.216 pontos, frente a marca anterior de 125.323 atingida na primeira semana de 2021.
>> O dólar apresentou desvalorização de 4,26% no mês, devido ao maior apetite global por países emergentes exportadores de commodities, e já observamos algumas revisões nas projeções de câmbio para baixo à medida que os ruídos políticos arrefecem e os investidores globais voltam a olhar o país com bons olhos.
>> No Brasil, a atividade econômica em geral surpreendeu positivamente, levando analistas econômicos a elevarem suas projeções para o crescimento do PIB desse ano – a mediana na pesquisa FOCUS agora aponta para alta de quase 4% do PIB em 2021, ante 3.14% ao fim de abril.
A inflação, tanto a corrente quanto as expectativas, segue preocupando. As expectativas de inflação para 2021 continuam subindo, já que existe um consenso no mercado que os preços mais altos das commodities elevarão os preços ao consumidor durante a recuperação econômica, à medida que o processo de vacinação avança.
>> Para a bolsa, as ações brasileiras se beneficiam de diferentes drivers atualmente, como retomada da economia, juros ainda baixos (quando analisamos janelas temporais mais longas) e, principalmente, ciclo de alta das commodities ainda em curso e a perspectiva é a de que isso continue por mais, pelo menos, 6 meses.
>> Nossa TOP PICKS foi alterada, com a entrada de Weg e Itausa e saída de Minerva Foods e Itaú Unibanco.
Boa leitura!
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Malformação arteriovenosa cerebral: condição rara exige diagnóstico precoce e tratamento especializado [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
Retorno do lateral-esquerdo do Red Bull Bragantino aos treinos, após…
Estamos criando crianças incapazes de ficar entediadas? [The Life Curators]
Portugal começou este ano letivo com uma mudança importante: a…
Quando foi que aprender um ofício passou a valer menos do que ter um diploma? [The Life Curators]
É uma conversa que aparece com alguma frequência aqui em…
Renault Trucks sobe ao palco da IAA Transportation 2026 com duas estreias e uma gama elétrica completa [Nors]
A Renault Trucks apresenta duas estreias em destaque na IAA…
Chinesa Bison Bank associa-se à 5.ª edição do Investor Talks [Bison Bank]
O Bison Bank vai estar presente na 5.ª edição do…
Se a agenda do CEO está cheia, quem está protegendo o tempo dele? [The Life Curators]
Planejamento, resolução de problemas, compartilhamento de informação e coordenação de…
A gama elétrica da Volvo Trucks vence o prémio “International Truck of the Year 2027” [Nors]
A Volvo Trucks recebeu o prestigiado prémio da indústria pela…
Empresa familiar não precisa ser empresa gerida pela família [The Life Curators]
Durante décadas, uma das grandes perguntas das empresas familiares foi…
Nors apresenta AKSEL, a nova identidade do seu negócio de Aftermarket [Nors]
Uma nova identidade para um negócio cada vez mais multimarca…
Oportunidades e desafios para empresas em Portugal [Atlantic Hub]
Portugal segue se consolidando como uma das principais portas de…









