Notícias
- Home
- Associados
- Porque é que as Transações Falham? [HM Consultores]
Porque é que as Transações Falham? [HM Consultores]

Apesar do crescimento significativo que se tem vindo a verificar no mercado das fusões e aquisições, a maioria das transações falham.
É praticamente unânime que o elevado número de transações está ligado, em larga medida, ao crescimento da economia, à evolução dos mercados financeiros e ao ambiente macroeconómico. Esta análise permite-nos concluir que o elevado número de transações em Portugal também não será alheio a estes fatores. Não obstante, existem muitas transações, que acabam por nunca se concretizar, mesmo num contexto mais favorável.
Segundo um estudo da International Business Brokers Association (IBBA), mais de 49% das transações terminam sem um acordo entre as partes, apesar de existir, em muito desses casos, interesses mútuos na operação. Perante este cenário, impõe-se a seguinte pergunta: porque é que as transações falham?
O mesmo estudo da IBBA destaca a falta de preparação dos agentes envolvidos no processo como o principal motivo destes “falhanços”, sendo justificação para 36% dos deals não se materializarem.
Apesar de existirem diferenças inultrapassáveis entre o vendedor e o potencial comprador, como o preço ou a estrutura proposta para a transação, o estudo sugere que são igualmente frequentes outros aspetos que deitam por terra operações de M&A, tais como:
- A falta de conhecimento/expertise do vendedor ou dos seus assessores/consultores;
- Dificuldade em conseguir passar uma mensagem correta acerca da empresa;
- Fraco diálogo e/ou negociação entre as partes;
- Número reduzido de ofertas/propostas por parte de potenciais compradores;
- Expetativas irrealistas do vendedor;
- Ausência de mais-valias/ativos valiosos na empresa.
Grande parte dos pontos acima referidos podem ser evitados se a empresa se fizer representar por uma equipa de consultores/advisors capaz de ter uma compreensão holística do negócio e da Empresa. Este acompanhamento é fundamental para maximizar as hipóteses de um desfecho bem-sucedido. Isto engloba, naturalmente, a capacidade de perceber os pontos fortes, estratégia e focos de diferenciação da empresa e a respetiva associação aos objetivos e motivações dos diversos investidores.
Além disso, numa fase preliminar é imperativo efetuar uma análise minuciosa dos dados financeiros e operacionais da empresa, para que no contacto com os investidores não surjam surpresas que possam inviabilizar a transação.
O networking e a capacidade de comunicação são, de igual forma, fatores críticos de sucesso para garantir um bom acordo, assim como uma avaliação realista que reflita o justo valor da empresa.
Uma abordagem ao mercado honesta e transparente e que mostre as vantagens que o potencial comprador poderá beneficiar se concretizar o negócio são outros dos ingredientes que facilitam as transações.
Em suma, conectar o vendedor certo com o comprador certo afigura-se como uma missão difícil, no entanto, está ao alcance do vendedor a oportunidade de procurar o auxílio adequado por parte de profissionais de M&A, que prestem um serviço completo e íntegro, alicerçado numa preparação adequada e que acrescentem verdadeiramente valor no processo.
Procura assessoria para um processo de M&A? Contacte os serviços especializados da HMBO e agende uma reunião que pode mudar o seu futuro!
https://www.hmbo.pt | info@hmbo.pt | +351 234 377 840
Fonte: Assessoria
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Converse com Tiago Prandi: Um Café Online para Investidores Imobiliários [Conexão Europa Imóveis]
A maioria dos investidores que querem comprar um imóvel para…
A entrega do produto é responsabilidade do fabricante ou comerciante? A importância dos contratos nas relações de consumo [KR Law]
A não entrega de um produto pode gerar grande frustração…
A Transformação Digital na Saúde, Educação e Segurança: O Papel da Tecnologia na Construção de Ambientes Inteligentes [Teltex]
A digitalização dos serviços essenciais tornou-se uma realidade inevitável. Saúde,…
Café da Manhã com Virgínia Haag: Mulheres que Dançam com as Leoas! [Virgínia Haag]
No Mês da Mulher, você tem um convite especial para…
Instituto dos Registos e do Notariado condenado a analisar processos de nacionalidade de familiares apresentados em conjunto [Soul Home Portugal]
Buscando introduzir melhorias e agilidade na tramitação dos procedimentos de…
A Evolução da Segurança Integrada: Como a Tecnologia Está Transformando a Proteção de Espaços Públicos e Privados [Teltex]
A segurança nunca foi tão desafiadora. O crescimento das ameaças…
Rua dos Limites: Elegância e conforto com vista mar [LCM International Realty]
Apresentamos o Rua dos Limites, um projeto residencial único, localizado…
6 Hábitos Matinais de Sucesso [The Life Curators]
Sua primeira hora define o seu dia inteiro mas a…
Você está preso ao seu velho eu? Como superar essa barreira e crescer na carreira [Virgínia Haag]
Toda vez que enfrentamos um novo desafio, surge um obstáculo…
Preparando a Organização para Responder a Riscos de Integridade de Terceiros [EthQuo]
Em nosso texto de 11 de fevereiro de 2025, compartilhamos…
O Regulamento da Nacionalidade Portuguesa e a possibilidade de iniciar processos de familiares de forma concomitante [Soul Home Portugal]
O Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (Decreto-Lei n.º 237-A/2006) foi atualizado…
Como a Tecnologia Está Transformando a Segurança e Gestão das Escolas? [Teltex]
A segurança nas instituições de ensino tornou-se uma preocupação crescente…