Notícias
- Home
- Associados
- Projeto inédito da BP permite que pacientes façam seus próprios exames [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
Projeto inédito da BP permite que pacientes façam seus próprios exames [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
São Paulo, 02 de maio de 2023 – Imagine poder entrar em uma cabine completa, equipada com aparelhos que permitem aferir a pressão arterial, avaliar lesões na pele, temperatura, batimentos cardíacos, entre outros, de forma segura, ágil e imediata e com o rápido aval do médico a respeito dos resultados. Essa experiência passa a se tornar possível por meio do projeto Cabines Conectadas, idealizado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, em parceria com as empresas DOC24, destaque em saúde digital na América Latina, e a Diagnóstica, empresa responsável pela concepção da cabine – estrutura e software.
A cabine está funcionando de forma experimental para colaboradores da instituição no Hospital BP, uma das unidades da BP, desde o início de março. O objetivo é avaliar a experiência e usabilidade das cabines de telessaúde que possuem dispositivos médicos integrados, utilizando o conceito de autosserviço. O projeto também visa ampliar a capacidade diagnóstica e de intervenção dos profissionais de saúde na parte clínica, de forma remota.
Na primeira fase do projeto, que deve durar 90 dias, os exames serão feitos com cerca de 200 colaboradores. O médico de plantão irá avaliar e encaminhar o paciente à cabine para que ele mesmo faça os procedimentos indicados. Bastará apenas baixar um aplicativo no celular, acoplá-lo na cabine e seguir as instruções. A BP já oferece rede Wi-Fi para os pacientes, logo, todos terão a oportunidade de fazer a interação com a cabine com uma boa conexão.
Lilian Quintal Hoffmann, diretora executiva de Inovação e Tecnologia da BP, conta que a cabine conectada é o primeiro passo para mais uma forma de medicina na instituição. “O projeto é uma solução que chega de forma inédita no Brasil, trazida pela BP, para evoluir a experiência em saúde com maior inovação em tecnologia. Estamos investindo para entrega de saúde digital aos nossos clientes”, afirma Lilian.
Para Pablo Utrera, Co-founder e CEO da DOC24, o projeto ajuda na promoção da transformação digital no Brasil a partir das novas tecnologias, acompanhando empresas e instituições de saúde com soluções que se adaptam às novas necessidades de um mundo hiperconectado. “Estamos muito felizes em impulsionar essa iniciativa junto com a Diagnóstica para acompanhar a BP nessa aposta disruptiva que permite viver uma experiência inovadora em saúde, que marca um novo rumo em saúde e tecnologia no Brasil e na região”, esclarece.
Já Roberto Bisso, CEO e co-fundador da Diagnóstica, comenta que o projeto junto a BP e DOC24, tem como principal objetivo democratizar a saúde. “Estamos trabalhando na consolidação e melhoria contínua de nossos consultórios médicos inteligentes. Democratizas a saúde é descentralizá-la e, nesse caminho, estão os desenvolvimentos da Diagnóstica, visando ampliar as capacidades de atendimento médico, de maneira segura e eficiente”, explica.
Todo o comando do App é feito por dispositivos integrados chamado IoMT (Internet das Coisas Médicas). Com ele é possível escolher de forma intuitiva o exame a ser realizado e habilitar os aparelhos necessários para o autoexame, como termômetro, estetoscópio, dermatoscópio, pulsioximetro, otoscópio, tensiômetro, balança e sensor de altura.
No final, o médico fará a avaliação dos exames, dará encaminhamento e/ou prescrição de medicamentos em caso de necessidade, como explica Renato Vieira, diretor executivo de Desenvolvimento Médico, Técnico e Educação e Pesquisa “O paciente terá até uma hora para fazer o exame e poderá acessar os resultados por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de impressão. O projeto também tem caráter científico, uma vez que os resultados serão úteis para avaliar a expansão da telessaúde, bem como na construção de políticas públicas que aumentem o acesso da população brasileira a um atendimento médico qualificado”, finaliza o executivo.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Os melhores investimentos imobiliários em 8 países e mais de 30 lugares [Castaño Martorani Imóveis]
Quer ficar por dentro dos melhores Investimentos Imobiliários em 8…
Webinar: Financiamento Público em Portugal [Atlantic Hub]
Antes de embarcar para o maior evento de tecnologia e…
Dados Corporativos: Os Riscos dos Chatbots e da Inteligência Artificial [Brasil Salomão]
O uso de chatbots e outras ferramentas de Inteligência Artificial…
Por que escolher Portugal para morar? Listamos 10 motivos [Start! Be Global]
Quando se fala em Portugal para morar, o que vem…
Smart Cities: Contribuições da Tecnologia e Segurança para Cidades Inteligentes [Teltex Tecnologia]
As Smart Cities estão transformando a vida urbana ao integrar…
Como a reforma tributária pode afetar seu patrimônio? [Lifetime]
No dia 13 de agosto de 2024, a Câmara dos…
Regime Fiscal do Residente Não Habitual em Portugal – RNH [Start! Be Global]
Portugal tem se tornado cada vez mais um destino atrativo…
Almada 451, uma Nova Forma de Viver o Porto [Amber Star]
ALMADA 451 emerge da reabilitação de um antigo edifício numa…
Eleve a Performance do Seu Time com Segurança Psicológica [Virginia Haag]
Você já parou para pensar no impacto que a segurança…
Segurança no Mundo Digital: Proteção de Dados e Privacidade [Teltex Tecnologia]
A segurança no mundo digital é essencial para proteger dados…
Nômades Digitais em Portugal: Uma Oportunidade de Investimento Imobiliário em Espaços de Coworking [Global Citizen Solutions]
Uma nova onda de nômades digitais está transformando Portugal em…
Transformação Digital no Agronegócio: Videomonitoramento Inteligente e Automação [Teltex Tecnologia]
A transformação digital no agronegócio está revolucionando a gestão agrícola…