Notícias

You are here:

Segurança de Bairros planejados: a importância da inovação [Teltex Tecnologia]

Resumo:

 

A Teltex Tecnologia, recentemente vinculada à Câmara Portuguesa, destaca-se como

um dos três principais integradores de tecnologias de segurança no Brasil, conforme o

Ranking Top 200 TI da revista Informática Hoje, com dados auditados pela Fundação

Getúlio Vargas. Com uma linha de produção própria e uma equipe especializada em

pesquisa e desenvolvimento, a empresa está na vanguarda tanto da segurança física

quanto da digital. Neste artigo, a Teltex Tecnologia compartilha com nossos

associados uma visão abrangente das inovações no mercado de segurança

 

Artigo: 

Bairros planejados estão se tornando uma tendência em alta no mercado imobiliário, especialmente na categoria de luxo. A oportunidade de viver longe da agitação dos grandes centros urbanos, em lugares exclusivos com vistas deslumbrantes, espaços de convívio e lazer diferenciados, juntamente com uma infraestrutura sólida de comércio, serviços e mobilidade, é verdadeiramente irresistível. Além disso, a segurança oferecida pelos bairros planejados é excepcionalmente bem elaborada, incorporando as mais avançadas soluções tecnológicas para assegurar proteção, tranquilidade e bem-estar aos moradores, tornando-se um diferencial atrativo para esses empreendimentos.

Neste artigo, discutiremos algumas das inovações significativas (e essenciais) nesse contexto, bem como suas características fundamentais.

 

Segurança nos Bairros Planejados

Controle de Acesso por Biometria Facial, Tags e Cartões RFID

O controle de acesso de moradores e funcionários é realizado através de biometria facial, com gravação de vídeo em tempo real, permitindo identificação instantânea e segura; Para facilitar a entrada e saída de veículos, são utilizadas tags RFID (identificação por radiofrequência) nos automóveis, possibilitando a abertura automática das cancelas; Toda a movimentação de pedestres, assim como o tráfego de veículos e condutores, é meticulosamente registrada eletronicamente, garantindo um controle eficiente e preciso; O registro de visitantes é feito de maneira segura, combinando cartão inteligente e biometria facial para confirmação e controle de acesso temporário, proporcionando uma experiência segura e conveniente para todos.

 

Reconhecimento Facial

Avanços na Segurança dos Bairros Planejados

 

1. Captura Automática de Faces e Banco de Dados

O sistema realiza automaticamente a captura de faces para formação de um banco de dados abrangente, incluindo moradores, trabalhadores e visitantes, proporcionando um controle eficiente e seguro do acesso ao bairro.

 

2. Listas de Controle e Alarmes Personalizados

O sistema permite a criação de black lists com categorias diversas e alarmes diferenciados por categoria, como ex-colaboradores, garantindo uma gestão precisa e ágil das permissões de acesso. Além disso, possibilita a criação de white lists com o upload de fotos de convidados dos moradores e prestadores de serviços, simplificando o controle de entrada de pessoas autorizadas.

 

3. Gerenciamento de Equipes de Manutenção e Atividades Programadas

Facilita o cadastramento das equipes de manutenção para o checking da realização de atividades programadas, otimizando a gestão das operações internas do bairro.

 

4. Detecção e Reação a Ameaças

Dispara alarmes na central de comando e aciona a segurança do bairro ao identificar a aproximação de indivíduos desconhecidos ou que constem na black list, garantindo uma resposta rápida e eficaz a potenciais ameaças.

 

5. Busca e Localização Instantânea

Permite a busca em todo o perímetro de forma instantânea, a partir do upload de uma foto, para a localização de pessoas desaparecidas ou suspeitas, ampliando as possibilidades de segurança e assistência à comunidade.

 

Controle de Perímetro e Cercamento Eletrônico

O sistema de controle de perímetro utiliza câmeras infravermelho para a detecção de presença por meio de barreira de raios infravermelhos, garantindo uma vigilância eficiente e contínua.

A central de segurança opera com uma rede de comunicação ponto a ponto, monitorando grandes áreas e enviando informações detalhadas à central de comando, incluindo o mapa da área, pontos supervisionados e eventuais mensagens de invasão ou pânico.

Em caso de invasão, a central aciona holofotes ou sirenes, além de capturar automaticamente imagens do ponto violado, proporcionando uma resposta imediata e visual à situação de risco. Esses avanços tecnológicos representam uma significativa melhoria na segurança e no controle dos bairros planejados, oferecendo maior tranquilidade e proteção aos seus residentes.

 

Videomonitoramento com câmeras Ultra HD 360º

 

Avanços Tecnológicos nas Câmeras de Vigilância

As câmeras de vigilância com ultra definição representam um salto significativo na tecnologia de monitoramento de segurança. Com imagens quatro vezes maiores que as câmeras Full HD, esses equipamentos oferecem um nível de detalhamento impressionante. O zoom ótico de 30x e o amplo ângulo de 360º permitem uma visão abrangente e nítida dos ambientes, capturando até os mínimos detalhes.

 

Principais Vantagens e Funcionalidades:

Monitoramento Eficiente de Áreas Extensas

Essas câmeras possibilitam o monitoramento de áreas mais extensas com detalhes precisos, o que significa um alcance maior com menos equipamentos necessários. Isso resulta em custos operacionais menores para os sistemas de segurança.

 

Imagens de Alta Qualidade em Diferentes Condições de Iluminação

Com capacidade de captura de imagens nítidas e coloridas mesmo em baixa luminosidade, além da visão LED infravermelha, as câmeras garantem a segurança contínua em ambientes com pouca luz. Elas também são capazes de capturar imagens em condições de luz mínimas, garantindo um monitoramento sem interrupções.

 

Funcionalidades Avançadas de Monitoramento

O recurso de cropping e zoom permite o recorte de imagens para um monitoramento mais detalhado de áreas sensíveis, como portarias, entradas de garagens e entradas de serviço. Isso proporciona uma visão ampla e detalhada dessas áreas críticas, aumentando a eficácia do sistema de segurança.

 

Esses avanços tecnológicos nas câmeras de vigilância contribuem significativamente para a segurança de bairros planejados e outros ambientes, oferecendo uma vigilância abrangente, detalhada e eficiente em diversas condições, além de reduzir custos operacionais e proporcionar maior tranquilidade aos moradores e gestores de segurança.

 

Notícias Relacionadas