Notícias

You are here:

Visita ilustre à vinícola Soalheiro [Mistral]

Luís Cerdeira (proprietario da Soalheiro) servindo o presidente Marcelo Rebelo de Sousa

No início de maio, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita à Soalheiro onde saboreou uma experiência do que pode ser chamado o vinho do futuro. Produtora de alguns dos mais reputados da região do Vinho Verde, Soalheiro ofereceu ao presidente uma degustação de inovação e sustentabilidade, harmonizada com seus celebrados brancos elaborados com a casta Alvarinho, sua grande especialidade. Fundada em 1974, a vinícola familiar, pioneira na criação da primeira marca de vinho Alvarinho no Melgaço, rapidamente passou a dedicar-se também na busca por estratégias de sustentabilidade tornando-se um expoente de inovações na indústria do vinho português. 

No mesmo território onde estão plantadas as vinhas que dão origem aos belos exemplares do Alvarinho Clássico e do Alvarinho Primeiras Vinhas, funciona hoje uma moderna vinícola capaz de gerar economia de 26% ao ano em energia graças à instalação de um teto verde, entre outros investimentos que favorecem uma realidade economicamente mais sustentável para a empresa, as comunidades locais e o meio ambiente. O passeio do presidente Marcelo de Sousa à Soalheiro incluiu também uma visita ao Núcleo de Investigação e Desenvolvimento. Com o objetivo de apostar no desenvolvimento de novos produtos e novos processos em torno dos vinhos produzidos na região, esta fértil incubadora de ideias e projetos de sustentabilidade mantém portas abertas para jovens talentos e parcerias. Um exemplo são os primeiros protótipos de tecidos que oferecem uma alternativa para o couro, produzidos com o bagaço das uvas, em parceria com uma indústria têxtil local. 

São iniciativas como essa que podem definir o futuro do vinho, “o futuro de um país”, na opinião de Marcelo Sousa. “Um projeto que inova em produtos, inova no design, inova na distribuição, inova nas parcerias com produtos de outras indústrias da região, e ao fazê-lo não só cria riqueza, não só exporta, não só espalha o nome de Portugal, mas, acima de tudo, cria condições, de forma sustentável, para garantir a fixação das pessoas aqui”, comemorou o presidente.

Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas