Notícias
- Home
- Associados
- Informativo BMA | Societário: CVM atualiza norma sobre fatos relevantes e revoga Instrução 358 [BMA Advogados]
Informativo BMA | Societário: CVM atualiza norma sobre fatos relevantes e revoga Instrução 358 [BMA Advogados]
CVM atualiza norma sobre fatos relevantes e revoga Instrução 358
A CVM editou ontem, dia 23, a Resolução 44, que dispõe sobre a divulgação de informações sobre ato ou fato relevante, a negociação de valores mobiliários na pendência de ato ou fato relevante não divulgado e a divulgação de informações sobre a negociação de valores mobiliários, em substituição à Instrução 358. A Resolução 44 entra em vigor no próximo dia 1º de setembro.
De acordo com a Autarquia, a nova norma alinha a regulamentação à jurisprudência da CVM formada na análise de casos envolvendo acusações por uso indevido de informações privilegiadas e traz maior clareza na aplicação de presunções relacionadas a tais casos, com a indicação do conteúdo de cada presunção, a quem se aplica e em que circunstâncias.
As principais mudanças envolvem presunções de acesso à informação privilegiada e vedações autônomas a negociações de insiders antes da divulgação de informações contábeis.
A norma introduz um período de vedação autônoma à negociação de valores mobiliários por parte de acionistas controladores, diretores, membros do conselho de administração e do conselho fiscal, antes da divulgação de informações contábeis trimestrais e demonstrações financeiras anuais. Esse chamado período de black out foi mantido em 15 dias antes da divulgação das informações financeiras, mas a vedação passa a ser absoluta, independentemente do conhecimento, por tais pessoas, do conteúdo das referidas informações, normatizando o que já era uma tendência de abordagem por parte da área técnica da CVM.
A resolução também promove flexibilizações nos critérios que devem ser atendidos pelos planos individuais de investimento ou desinvestimento, tornando possível o afastamento das presunções e vedações previstas na norma.
Por conta dos comentários recebidos pela CVM na Audiência Pública 06/20, foram realizados os seguintes ajustes na minuta originalmente proposta pela Autarquia: (i) a exclusão dos membros de comitês técnicos e consultivos da previsão de presunção de acesso à informação privilegiada e da vedação autônoma à negociação de valores mobiliários; (ii) o afastamento das presunções e vedações em relação a operações compromissadas; (iii) a flexibilização de presunções e vedações em relação a determinadas negociações realizadas por instituições financeiras e pessoas jurídicas de seu grupo econômico, no curso normal de seus negócios; e (iv) a previsão de que negociações de fundos de investimento exclusivo são presumidas como decididas sob influência do cotista, passando a ser admitida a prova em contrário.
O BMA participou do processo de Audiência Pública e teve parte de seus comentários acatados na Resolução, confirmando a importância da participação ativa no processo de regulação.
Apesar de as mudanças estarem centradas na negociação de valores mobiliários por parte de insiders, a CVM optou por editar uma nova resolução, aproveitando a oportunidade para promover ajustes formais, sem impacto relevante de conteúdo, que se inserem no esforço de revisão e consolidação de atos normativos determinado pelo Decreto 10.139.
Segundo a CVM, a mudança traz mais clareza e previsibilidade aos agentes de mercado, já que o alcance e a interpretação da norma passam a ser menos dependentes do conhecimento de um corpo de decisões proferidas em casos concretos ao longo do tempo e mais diretamente acessíveis a partir da leitura de seu conteúdo.
Fonte: BMA Advogados
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Tradição e inovação: gestão de talentos que transforma carreira em legado [Reis Advogados]
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, no…
Convite: Feel Sampa promove happy hour de networking em parceria com a AICEP Portugal Global [AICEP]
A Feel Sampa, em parceria com a AICEP Portugal Global…
Eleições em Portugal 2026: Seguro e Ventura disputam Segunda Volta inédita [Start! Be Global]
Lisboa amanheceu em clima de expectativa nesta segunda-feira, 19 de…
Solidão no trabalho híbrido: o novo desafio silencioso das empresas [Mental One]
O modelo híbrido se consolidou como uma das maiores transformações…
Brazil Golden Visa 2026 [The Life Curators]
Nos últimos anos, o Brasil tem emergido como um destino…
Bison Bank e Doutor Finanças: Capacitar a próxima geração de líderes, através da literacia financeira [Bison Bank]
O Bison Bank, em parceria com o Doutor Finanças, reforçou…
2026: perspectivas positivas e a força de lideranças e equipes preparadas [IC Educ]
O ano de 2026 começa com um clima de otimismo…
Visto D1 em Portugal: o que o consulado realmente analisa? [Start! Be Global]
Para muitos candidatos brasileiros e de outras nacionalidades, receber um…
Quiet cracking: o colapso emocional que antecede o burnout [Mental One]
Antes do burnout, há um silêncio. Pequenas rachaduras emocionais começam…
A sua jornada de liderança começa antes do cargo [The Life Curators]
Quando falamos em liderança, é comum associá-la a cargos, títulos…
Well-being washing: o falso discurso do bem-estar nas empresas? [Mental One]
Nos últimos anos, o bem-estar corporativo se tornou uma pauta…
Portuguesa SAF participa de congresso referência na área de nutrição [Portuguesa SAF]
A Portuguesa SAF esteve presente no Congresso da Associação Brasileira…











